Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Frente divulgará lista de deputados favoráveis ao aborto

Agência Câmara - 23 de novembro de 2005 - 17:22

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, deputado Luiz Bassuma (PT-BA), anunciou hoje que a entidade vai realizar uma pesquisa com os integrantes da Comissão de Seguridade Social e Família para saber quem é favorável e quem é contrário à ampliação das hipóteses de aborto legal. A lista dos parlamentares que defendem a medida será divulgada à sociedade.
A pesquisa é uma das ações que serão adotadas pela frente para impedir que o substitutivo da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ao Projeto de Lei 1135/91 seja incluído na pauta de votações da comissão. A proposta autoriza as mulheres a optar pelo aborto até a 12ª semana de gestação, sem precisar de justificativa, e até a 20ª semana, se a gravidez for conseqüência de estupro.

Divulgação em igrejas
Integrantes da frente parlamentar e representantes de entidades religiosas decidiram hoje que cópias da lista com os nomes dos deputados da comissão favoráveis à proposta serão enviadas a igrejas católicas e evangélicas, centros espíritas e outros estabelecimentos religiosos de todo o País. Luiz Bassuma informou que os deputados que não responderem à enquete serão considerados favoráveis ao projeto e terão seus nomes incluídos na relação.
O deputado Salvador Zimbaldi (PSB-SP) manifestou apoio à iniciativa. "Se um deputado não votar contra o aborto por convicção, então que vote por medo [de figurar nas listas]", disse.
Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP) afirmou que a mobilização dos grupos contrários ao aborto ainda está apática em comparação com a dos favoráveis ao PL 1135/91. Damasceno estima que 70% dos deputados da Comissão de Seguridade sejam favoráveis à proposta.

Manifesto
Até o final do ano, a frente parlamentar pretende entregar ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, manifesto contra o aborto, que já reúne 1,4 milhão de assinaturas. "Faremos a entrega do documento após uma vigília que reunirá católicos, evangélicos e espíritas", disse Damasceno.
Além dessas ações, o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) defende a estratégia de protelar a votação do projeto que legaliza o aborto. O parlamentar avalia que muitos deputados não terão coragem de votar a favor do aborto no ano que vem, em que haverá eleições, o que dará tempo aos parlamentares e organizações não-governamentais contrárias à proposta para mobilizar a sociedade.

Em seminário previsto para o próximo dia 7, a frente parlamentar debaterá as razões de ordem moral, científica, religiosa e jurídicas para a não legalização do aborto.


Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rejane Oliveira


SIGA-NOS NO Google News