Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/07/2004 14:50

Fred conta de Malta as suas lembranças de Cassilândia

Pedimos ao Fred, que hoje está em Malta, lutando pela sua saúde, algumas lembranças do tempo em que foi o padre na cidade. Depois de deixar a batina, formou sua família e tem inclusive uma filha que mora naquele país. É muito querido pela comunidade. Deixou enormes lembranças pelo seu trabalho, carisma e dedicação às causas da igreja. Volte ao tempo com o nosso querido Fred.

"Amigo Girotto,
Como voce pediu vou tentar escrever um pouco sobre a lembrança que tenho de Cassilandia
Pois bem ainda me lembro que naquela época (1966) morava em Paranaiba e para ir até Cassilândia quem não tinha carro próprio pegava o jipe Toyota que servia de transporte publico. Tinha vezes que demorava até 12 horas para chegar.
Em Cassilândia naquela época tinha uma capela pequena, pois a atual Igreja ja tinha sido começada mas há muitos anos estava parada. Atras da capela tinha um quarto pequeno onde se passava o fim de semana.
A praca da Matriz era largada, tinha um lugar para jogar football e o restante era mato. Nao tinha um pingo de asfalto em Cassilandia.
No fim da legislatura de Laerte foi feita a praça como esta atualmente. Ao redor asfalto mas sem nenhuma infraestrutura.
Em 1967 continuamos a construção da Igreja atraves de festas, quermesse, concurso de Rainha etc. Era época movimentada. Quando cobrimos a Igreja chegou a hora de demolir a capela antiga. Foi um problema serio pois ninguem dos trabalhadores aqueles assalariados ou os voluntarios queriam começar pois acreditavam que demolir igreja traz azar. Para mostrar que nao era assim tive que entrar com o jipe dentro da Igreja,amarrar uma corda forte na fachada da capela onde tinha pendurado um sino e puxei tudo para baixo. Assim começou a demolicão.
A maravilha do povo de Cassilandia entre outras coisas foi mostrada nesta Igreja pois foi terminada em poucos anos.
Na Igreja ainda tem coisas que relembram os Padres da Ilha de Malta tais como, as cruzes de marmore no presbíterio. Também a porta de frente quando fechada forma a Cruz de Malta da Ordem dos Cavalheiros de São João. Esta porta foi feita em Cassilandia por Mauro filho do Santo o ferreiro. Cada ponta daquela Cruz nos lembra as 8 beatitudes dadas por Cristo na Sermão da Montanha. Uma das ultimas coisas na administracao do Laerte foi o telefone. Toda telefonada passava pelo operador, tipo PBX.
Depois entrou o prefeito Ib Fabres Queiróz. A preocupação naquela época era a instalacao da Escola Normal para preparar professores pois havia falta.
Lembro bem a preparação que tivemos , eu mais 7 professores em Cuiabá.
A Escola Normal abriu novos horizontes para os estudantes cassilandenses pois deu oportundidade também para aqueles sem condição financeira. Ainda tenho saudades daquele tempo quando corria atrás do aluno para assistir as aulas
Nao posso deixar de falar do maravilhoso grupo da JACC.
Essa e uma das coisas que se pode dizer: acontece uma vez e nunca mais.
Nunca se podia imaginar que uma coisa simples se tornasse tão grande, pois foram muitos os trabalhos sociais feitos por este grupo na época, inclusive a construção de casas para os pobres, isto com a ajuda da Prefeitura. Mas o mais importante é a valorizacao do ser humano, e o elo de amizade que nos une e quando nos encontramos sentimos mesmo como única familia e tenho certeza que quem não pensa assim é porque nunca fez parte dela.
Sei que todos ou quase todos estãoo reunidos aqui neste dia do 1 Reencontro. Gostaria muito de poder também participar ,mas como todos sabem da minha situaçãao não posso viajar. Procuro aceitar com paciência e espírito de sacrifício todos os contratempos que esta situação me imp~ee. Posso lhes dizer que não é fácil. Só mesmo com o conforto da religião, com a conscientização de que somos nesta terra de passagem, somos peregrinos e que temos de retornar ao Criador. e que enfrentamos com coragem o nosso dia a dia.
Quero agradecer a todos aqueles que tive a oportunidade de encontrar nas 3 vezes que estive aí. Foram dias de grande alegria nos quais recebi muito afeto, muito conforto muita oração e tudo isso a gente carrega dentro de si, e ninguem pode tirar ou apagar.
Quero agradecer a minha esposa pois sem a sua ajuda e incentivo essa pequenas lembranças não teriam sido possíveis pois com todos os medicinais que tomo não é possível se concentrar.
Parabéns a todo o povo de Cassilandia pelo meio seculo de vida da cidade e parabéns especial a todos os organizadores deste 1 Reencontro e que se possa repetir nos proximos anos.
Agradeço ao Dr. Girotto pela oportunidade que me deu de entrar em contato com todos os meus amigos. Aproveito tambem para lhes dizer que minha casa e sempre aberta para receber qualquer amigo.
Um grande abraço meu e da Terezinha a todos voces.
Fred

PS: essa mensagem será lida na abertura do Reencontro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)