Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Forças de Segurança iniciam Operação Eleições no sábado

Campo Grande News/ Denis Matos - 01 de outubro de 2010 - 09:49

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) elaborou planejamento operacional entre as três forças estaduais (PM, PC e Corpo de Bombeiros) para garantir a segurança durante as eleições de domingo.

O planejamento de fiscalização atuará em conjunto a instituições como o Ministério Público, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a PF (Polícia Federal), órgão responsável pela fiscalização de matéria eleitoral.

As equipes ficarão responsáveis pela segurança e ordem nas zonas eleitorais e também durante a apuração dos votos.

A PM terá o efetivo de 3,6 mil policiais para fazer a segurança durante as eleições, em todo o Estado. Na Capital e interior todos os locais de votação terão, no mínimo, dois policiais militares para garantir a segurança dos eleitores.

A PM coibirá a propaganda eleitoral, transporte de eleitores por candidatos ou coligações; compra de votos, abuso de poder econômico e garantir o cumprimento da lei seca.

Conforme portaria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), bares, lanchonetes e restaurantes não poderão vender bebidas alcoólicas no dia da eleição, no período entre 3 e 19 horas.

Na Capital, 100 viaturas estarão no policiamento ostensivo, além de 10 viaturas descaracterizadas, para flagrar qualquer crime eleitoral.

Nas seis zonas eleitorais, dez policiais militares estarão à disposição dos juízes e promotores eleitorais para fiscalizações necessárias.

A Cigcoe também vai reforçar o policiamento dos locais de votação com 120 policiais e viaturas.

Durante a apuração dos votos, a partir das 18h, cerca de 200 policiais irão reforçar a segurança no perímetro do TRE, no Parque dos Poderes. O efetivo deverá coibir qualquer manifestação e eventuais confrontos entre militantes partidários.

Polícia Civil - A PC inicia a Operação Eleições 2010 à partir de sábado. A corporação irá atuar como polícia judiciária eleitoral nas cidades onde não exista delegacia ou equipe com delegado da Polícia Federal.

Providenciará apoio aos juízes eleitorais e também ao efetivo da PF em 33 aldeias indígenas do Estado.

A partir deste sábado, recebem o reforço de quatro policiais cada, as Delegacias de Polícia Civil das cidades de: Figueirão, Iguatemi, Japorã e Novo Horizonte do Sul.

Recebem reforço de dois policiais civis cada, para apoiar as aldeias indígenas, os municípios de: Amambai; Anastácio; Aquidauana; Aral Moreira; Caarapó; Coronel Sapucaia; Dois Irmãos do Buriti; Douradina; Dourados; Eldorado; Japorã; Miranda; Nioaque; Porto Murtinho e Sidrolândia.

As aldeias também contarão com a presença do efetivo da Polícia Federal.

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros manterá as suas viaturas de combate a incêndios e resgate nas zonas eleitorais do Estado.

As zonas de votação de maior movimento terão viaturas de prontidão para atendimento, prevenção, combate a incêndios, busca, salvamento e socorro público.

Equipes dos bombeiros também terão reforços de soldados do setor administrativo.

No interior, a corporação manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais dos municípios em que há unidade dos Bombeiros.



SIGA-NOS NO Google News