Cassilândia, Sábado, 06 de Junho de 2020

Últimas Notícias

15/05/2020 08:16

Força-Tarefa do MPMS acompanha número de leitos de UTI disponíveis no Estado

MPMS

A Força-Tarefa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou no último Informativo nº 13, o novo fluxo para regulação dos leitos da COVID-19 no Estado.

O presente informativo é mais uma ferramenta para manter os Promotores de Justiça cientes quanto à estrutura de leitos hospitalares no Estado, subsidiando o planejando da atuação das Promotorias de Justiça nos Municípios.

De acordo com a Força-Tarefa, com a ampliação dos leitos para atendimento de pacientes com COVID-19 em algumas microrregiões, houve publicação pelo Estado de um novo fluxo para regulação destes leitos, tendo alterado o encaminhamento dos pacientes de algumas cidades, direcionando-os primeiro para a cidade referência da microrregião e não mais direto para a cidade referência da macrorregião. Para visualizar a distribuição dos municípios de referência clique aqui.

A título de exemplo, consultando a nova formulação de fluxo de pacientes suspeitos e confirmados com a COVID-19, um paciente internado na cidade de Batayporã que venha a necessitar de leito de UTI, pelo novo fluxo estabelecido, será regulado (destinado) para um leito de UTI disponível na cidade (microrregião) de Nova Andradina. Outro exemplo da modificação: com o novo fluxo, um paciente de Aparecida do Taboado que venha a necessitar de leito de UTI será atendido em Paranaíba, microrregião que atualmente conta com leito de UTI.

A Promotora de Justiça, Coordenadora da Força-Tarefa, Ana Cristina Carneiro Dias, explicou que: “Acompanhamos diariamente a programação do Estado de Mato Grosso do Sul com relação à estrutura que vem sendo disponibilizada nos municípios para tratamento dos pacientes suspeitos e contaminados com a COVID”.

A partir deste levantamento, os Promotores de Justiça cobram os gestores municipais para ampliação de leitos que julgam necessários. “Na semana passada, antes mesmo da explosão de aumento de caso em Guia Lopes da Laguna, o Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado já havia cobrado o gestor municipal de Jardim, cidade de sua referência, para verificar a possibilidade de disponibilizar leitos de UTI para a microrregião. Isso foi possível a partir da análise do levantamento feito pela Força-Tarefa, que detectou que Jardim era a única microrregião que não anunciava a criação de leitos de UTI”, elucidou a Coordenadora da Força-Tarefa.

Além desta atuação, o Ministério Público Estadual segue analisando diariamente o censo estadual de ocupação dos leitos hospitalares pelos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, acompanhando o sistema de saúde estadual, avaliando se há necessidade de ampliação das estruturas hospitalares necessárias.

Texto: Força-Tarefa do MPMS com edição de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 06 de Junho de 2020
11:00
Saúde
Sexta, 05 de Junho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)