Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/12/2015 11:00

Fio dental e atividade física: uma relação que você não imaginava!

Fitness Journal

Sua gengiva já sangrou ao usar o fio dental?

O sangramento gengival ocorre por haver inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, ou mesmo algo mais grave como a periodontite, que é o adoecimento dos tecidos que sustentam os dentes, como os ligamentos periodontais, osso alveolar e o cemento (que é uma camada que recobre e protege a a raiz do dente).periodonto

Acontece que essa é uma área rica em vasos sanguíneos e que serve como via de disseminação de infecção e de citocinas inflamatórias para TODA corrente sanguínea.

Certamente você já ouviu falar que quando uma pessoa está numa emergência com a pressão alta, recebe uma medicação debaixo da língua para ter o efeito mais rápido. Isso acontece porque os vasos sanguíneos dessa região levam a medicação diretamente para o coração através de uma das principais veias do corpo que é a veia cava superior. Pelo contrário, toda medicação que é ingerida chega em menor quantidade na circulação sanguínea, pois precisa ser absorvida pelo sistema digestivo que leva para o sistema hepático para ser processado pelo fígado (órgão que dentre outras coisas “limpa” e desintoxica o sangue) antes de atingir o resto do corpo.

Assim como a via sublingual, o vasos sanguíneos da gengiva levam rapidamente as bactérias e a toxinas diretamente para o coração e daí são rapidamente bombeadas por todo o corpo.

Uma complicação, bem conhecida da ciência, é quando as bactérias das gengivites e periodontites infeccionam o coração gerando uma condição conhecida como endocardite bacteriana, situação grave que se não tratada pode levar à morte.

Entretanto outras complicações mais “brandas” tem sido observadas. Recentemente foi publicado em uma importante revista científica da área esportiva, a BMC Sports Science, Medicine & Rehabilitation, uma pesquisa feita com 184 jogadores profissionais de futebol que detectou uma significativa relação entre a presença de problema odontológicos, especialmente a gengivite e a periodontite, com a ocorrência de cãibras, dores musculares, lesões de tendões e dos músculos e as chamadas lesões repetitivas, ou seja, aqueles jogadores que se lesionavam com mais frequência eram justamente os que tinham mais problemas odontológicos!

Agora, entenda que quando você usa o fio dental e sua gengiva sangra, você está com uma inflamação local, espalhando bactérias e toxinas bacterianas e inflamatórias em sua corrente sanguínea!

Depois você fica sem entender porque sempre distende aquele músculo ou porque está sempre com aquela fisgada ou aquela tendinite…

Claro, existem várias outras razões ara essas lesões ocorrerem: um exagero nos pesos na musculação, um exercício com biomecânica inapropriada, um esforço a mais do que deveria, um alongamento mal feito ou mesmo uma coisa mais séria como doença auto-imune… Mas uma coisa é certa: se sua gengiva estiver inflamada, em nada estará te ajudando. Pelo contrário, seu organismo terá ainda mais citocinas pró-inflamatórias e, possivelmente, bactérias em sua circulação sanguínea. As chances são de que você tenha lesões de repetição ou que tenha mais dificuldade de se recuperar.

Portanto se sua gengiva sangra ao passar o fio dental, ou se você tem algum outro problema odontológico e não quer dar chances para o azar durante sua atividade física, saiba que existe uma avaliação odontológica especialmente feita por Dentistas do Esporte, que é diferente da avaliação convencional. Abordarei esse tipo de avaliação em breve.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)