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Filosofar ou não, eis a questão

Padre Antonio Maurílio - 11 de abril de 2014 - 07:05

Filosofar ou não, eis a questão

Fui entrevistado por um aluno da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul sobre a importância do ensino de Filosofia no Ensino Médio e no Ensino Superior. De imediato, procurei afirmar que deveria estudar Filosofia em todas as etapas da vida estudantil, faz parte do dia-a-dia do ser humano e de sua existência, exatamente porque amplia os horizontes da pessoa e auxilia na sua formação e da sua educação integral, revela um compromisso em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente. Estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania e a atuação no sentido de reformular os conhecimentos, as imposições de crenças e valores tais como, no campo educacional, educar, orientar, acompanhar, nortear, mas também o de trazer de "dentro para fora" as potencialidades do individuo.


Falar do ensino da Filosofia, da sua importância, da luta pela autonomia é pensar em mudança cultural e da visão de mundo e de seus paradigmas. A Filosofia dentro da estrutura escolar com as crianças, adolescentes e jovens (universitários) é capacitá-los para o debate, para a confrontação de idéias. Se a Filosofia consiste na experiência com o conceito, é importante que o jovem estudante tenha a oportunidade de fazer ele mesmo a experiência do pensamento e não apenas reprodutor e copiador de idéias ou das idéias, mas confrontar idéias, um verdadeiro silogismo.
Portanto, abrir espaços para uma educação filosófica com as crianças, adolescentes e jovens é, acima de tudo, buscar um novo posicionamento diante da realidade social. Trata-se de sair do senso comum e ir para senso e a consciência crítica. É da sua essência e do seu fazer, alcançar tais finalidades, quando ensinada e vivenciada no período escolar, (primário ao superior) juntamente com as demais disciplinas para ampliar os horizontes, ela é a base.
Trabalhando bem a disciplina de Filosofia nas escolas, mesmo com o número escasso de aulas, geram os pontos positivos, o aluno adquire uma base, ou seja, uma capacidade tremenda para o debate e debater, confronta as idéias para um novo posicionamento diante da realidade social, moral e religiosa. Os professores precisam despertar em seus alunos o gosto pela leitura, fazer com que seus o aprendizes desenvolvam suas próprias idéias, ao contrário, ficarão à mercê de idéias formuladas, idéias impostas e sem direito a questionamentos, não um saber construído mas um saber imposto.


A Filosofia influencia muito no pensamento das pessoas sobre a educação familiar. Ela desperta nos alunos uma visão do "Cosmos", leva-os a questionar o que é certo e o que é errado, para que possam aplicar na vida prática aquilo que for o melhor.
Os meios de comunicação entram nos lares sem pedir licença, impõe na vida das pessoas um sistema que não é o adequado para a formação familiar enquanto família. A vida familiar não pode ser uma novela e muito menos seguir a "filosofia" do Big Brother Brasil.


Devido ao mau uso dos meios de comunicação, entre eles as redes sociais, cada vez mais o diálogo familiar está sendo furtado. A "Cibernética" veio e fez um bem muito grande à humanidade, mas por outro fez um grande estrago. Quais os estragos? A Filosofia nos ajuda a questionar questões como estas, influencia no pensamento das pessoas, ajuda no aprendizado escolar, forma cidadão(ã) críticos.


Segundo a história das civilizações, Alexandre Magno e a Cultura Helenística, depois de conquistar os povos, respeitar seus costumes entres eles os religiosos, para impor sua cultura e dominar, retirou esta disciplina(FILOSOFIA) do currículo escolar porque estava fazendo com as pessoas questionassem o governo. Filosofia faz pensar e questionar as estruturas.


No Brasil, a Filosofia voltou, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos. Foi o regime militar que a baniu das escolas. Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. As disciplinas "Moral e Cívica" e "Educação Religiosa"por exemplo, o sistema educacional brasileiro foi retirando-as aos poucos, infelizmente.


O Brasil sempre copia modelos. No governo de Fernando Henrique Cardoso por exemplo, houve uma diminuição da carga horária sobretudo, Sociologia, Filosofia. Governo enfocado no sistema Neoliberal não quer um povo que pensa, que questiona, etc, enfim, incomoda as estruturas governamentais, quer um povo passivo usando tapa olhos iguais aqueles usados nos animais entre eles os burros, mulas e cavalos para puxarem carroças e charretes, só olham adiante e não fazem o olhar da coruja de minerva.


A Filosofia ajuda as pessoas a descobrirem a verdadeira religião. Nos faz lembrar um pensador ateu chamado Frederico Nietzsche declamou a morte de Deus feita pelo homem. "Homem matou Deus". Na visão do filósofo ateu, deve ser morta uma religião que escraviza e não liberta a pessoa na sua integridade, uma religião que não mostra o Deus libertador e da vida e não o bem de seus filhos a não ser explorá-los deve ser descartada. Tem muitos pregadores por ai usando a Bíblia para seus negócios, ganhando rios de dinheiro em cima do povo pobre e humilde, querem comprar a salvação das pessoas com dinheiro usando a religião, basta ligar a televisão pela madrugada. A cada dia surge uma nova igreja em qualquer porta e esquina das ruas das cidades, virou um negócio fácil. Eis o papel da Filosofia > Investigar e questionar o porque de tudo isto. Uma pessoa que estudou Filosofia e estuda não se deixa levar por falácias, não é manipulada e muito menos por qualquer facção religiosa ou jornalzinho escrito o televisivo.


Filosofar ou não, eis a questão! Somos políticos por natureza, animal político segundo o filósofo Aristóteles. A POLÍTICA surgiu na Grécia antiga com seus maiores expoentes que foram os filósofos. De que forma? Iam para a "ÁGORA", um tipo de palanque em que os expoentes expunham suas idéias, discursavam. Surgiram os "POLÍTICOS", e a "POLÍTICA", portanto, estes dois vocábulos tem o mesmo significado = "BEM COMUM". O melhor discurso convenciam as pessoas.

Quem não fosse Político ou Filósofo era considerado escravo. Um povo sem conhecimento, sem educação é fácil de ser manipulado não pela "POLÍTICA" em si, mas por politiqueiros que detém o poder em nome da minoria elitizada.


Um povo instruído filosoficamente questiona o governo e reivindica seus direitos. Ao retirar ou diminuir as disciplinas sociais das escolas públicas ou até particulares, o Brasil regrediu culturalmente. Tais disciplinas ajudavam formar a pessoas que realmente se comprometessem, reivindicassem seus direitos e os direitos da comunidade.


Um povo com um baixo nível de cultura acadêmica jamais influenciará nas decisões de um Estado democrático como se diz o Brasil. Brasil da copa do mundo, das corrupções, do tráfico organizado das drogas e do ser humano, sem saúde e sem segurança pública. O Brasil não passa de um Big Brother, um lugar difícil de se viver, custoso em todos os sentidos, e mais ainda, com o jeitinho de ser brasileiro. Viva o Brasil! Essa é minha opinião!


Pe.Antônio Maurílio de Freitas - Pároco da Paróquia São José - Cassilândia - MS.

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