Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

28/05/2004 09:08

Fila de transplantes tem 58 mil pessoas

Agência Câmara

A lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde para receber um transplante de órgão hoje no Brasil tem 58 mil pessoas. A informação é do coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein, que foi ouvido pela CPI do Tráfico de Órgãos Humanos nesta quinta-feira. Segundo o médico, há na lista de espera 29.928 pessoas aguardando um rim; 22.531 esperando a doação de córneas; 5.184 na fila para o transplante de fígado; 235 precisando de um coração; e 94 pessoas aguardando um pulmão. Schlindwein afirmou que há apenas 8.554 leitos no Brasil para transplantes.
O Ministério da Saúde pretende, no prazo de dois anos, zerar a fila do transplante de córneas sem precisar importá-las.

Falta de estrutura
O coordenador informou que, em 2003, havia no País 8.932 possíveis doadores para cada milhão de habitantes. Desses, apenas 25% efetivamente doaram órgãos. O médico disse ainda que há uma subnotificação de possíveis doadores pelas centrais de transplantes. Muitas vezes os doadores em potencial não são sequer identificados a tempo.
O relator da CPI, deputado Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE), ressaltou que a diferença entre os doadores em potencial e os que realmente doam se deve a deficiências nos hospitais autorizados a fazer os transplantes. A negligência, afirmou o deputado, é dos hospitais autorizados a fazerem os transplantes.
O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes informou que estão sendo treinadas comissões nos hospitais para melhorar a qualidade de captação de órgãos. Disse também que está em estudo a realização de campanhas estimulando a doação. O Ministério da Saúde, disse o médico à CPI, não tem denúncias novas sobre irregularidades no processo de transplantes.


Reportagem - Márcia Brandão
Edição - Ana Felícia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)