Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Festa do Peão: Zé do Prato recepciona os visitantes

18 de julho de 2007 - 14:50

Cassilândia News
Cassilândia News

A estátua de José Antônio de Souza (Zé Prato), maior locutor de rodeios de todos os tempos do Brasil, recepciona os visitantes que chegam ao recinto da Festa do Peão de Cassilândia. A estátua que uma obra do artista plástico Paulo Prado, foi colocada no ano passado e já é um local de visitação dos apaixonados pelo rodeio.

"Zé do Prato" nasceu em Regente Feijó no dia 27/04/48 e faleceu no dia 27/01/92 em Piracicaba. Saudoso inventor da expressão "segura, peão!", é considerado o maior locutor de rodeio de todos os tempos. Sua estrondosa voz animava o público e dava garra aos peões. Somente ele conseguiu tocar no fundo das emoções, transformando a disputa entre homem e animal em uma majestosa dança.
O "anjo negro" como também era chamado, tinha o poder de transformar os cowboys em deuses e os animais em titãs. Além das locuções, Zé se preocupava com todas outras áreas do rodeio. Sempre era um dos primeiros a chegar e já verificava tudo, desde os barraqueiros até os artistas famosos. Tudo tinha que sair perfeito. Hoje, muitos agradecem a Zé do Prato pelo crescimento do rodeio no Brasil. Até hoje as suas frases são faladas pelos locutores, que na verdade, são as sementes que ele plantou pelo Brasil.

Em Cassilândia, sua última narração foi no ano de 1991.

SIGA-NOS NO Google News