Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ferrugem Asiática: Produtores de MS já calculam perdas

Fabiane Sato - 14 de junho de 2008 - 06:09


Os produtores rurais de São Gabriel do Oeste já calculam possíveis perdas com a Ferrugem Asiática. Na última safra, os sojicultores da região perderam 40% de sua produção com a doença, conforme explicou o Doutor em Fitopatologia e consultor de agronegócio José Tadashi Yorinori. O consultor esteve em São Gabriel do Oeste na quarta-feira, recolhendo amostras de plantas de soja para observar o fungo.

“É uma doença difícil de ser exterminada porque é propagada pelo vento e o MS tem outro agravante: a proximidade com a Bolívia, que não tem o vazio sanitário e planta soja o ano todo”, comentou o pesquisador. Ele alertou que os produtores rurais do Estado já calculam perdas de 15% de produtividade para o Estado.

Yorinori será o palestrante do 1º Seminário sobre Ferrugem Asiática. Ele abordará as estratégias de monitorame nto e controle da doença. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) e pela Aprosoja e conta com o apoio da Iagro, Embrapa e Fundação MS. O consultor é graduado em Agricultura Geral pela Universidade Federal do Paraná (1967), com mestrado em Fitopatologia pela Cornell University (1971) e doutorado em Fitopatologia pela University of Illinois (1980). Com larga experiência na área de Agronomia, especialmente em Fitossanidade, o pesquisador vai discorrer sobre as estratégias de monitoramento e controle da ferrugem asiática.

Investimentos
Por conta da doença, Yorinori acredita que os produtores terão que desembolsar ainda mais recursos que na safra anterior. “Geralmente, o valor gasto com insumos para combate a ferrugem é de uma saca por hectare, mas não podemos nos esquecer que outros produtos necessários para o manejo já aumentaram em mais de 100%. Os preços da saca subiram, mas o produtor precisa saber qual o custo total para saber se teve prejuízo”, afirmou.

Na safra 2007/! 2008, em São Gabriel do Oeste, a ferrugem asiática foi a responsável pela perda de 100 mil toneladas de soja, desempenho 40% inferior à safra passada. No Estado, conforme os dados do IBGE, as perdas na colheita foram de quase 5%, sendo que na safra 2006/2007 foram colhidos 4,85 milhões de toneladas, e na safra seguinte a produção para 4,6 milhões.

SIGA-NOS NO Google News