Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falso foco de aftosa é detalhado em relatório

Agência Popular - 09 de janeiro de 2005 - 09:00

Após comprovar que o rebanho de Mato Grosso do Sul está livre da aftosa, conforme o laudo técnico apresentado pelo Laboratório de Apoio Animal, em Belém (PA), divulgado pelo Ministério da Agricultura na última quarta (05.01), o secretário de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho, vai receber nessa segunda, dia 10, às 15h em seu gabinete, a equipe do Departamento de Operações da Fronteira (DOF), órgão responsável pela investigação do caso.

Na oportunidade o diretor do Departamento, Geraldo Orti, e o responsável pela investigação, Antônio Carlos Videira, vão entregar para o secretário um relatório de aproximadamente 100 páginas – Relatório sobre procedência de rebanho bovino – onde constam todas as informações referentes à apuração da falsa suspeita de foco de aftosa na Estância Santa Maria, em Paranhos, iniciada em 21 de dezembro do ano passado.

Conforme nota divulgada pelo Ministério, todas as análises feitas com o material deram negativo. O exame, denominado Probang, consiste na “leitura” das células do material colhido do esôfago e da faringe dos animais por três vezes. Em todas as leituras o resultado foi negativo. Conforme já previa a Gerente de Defesa Sanitária Animal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Gladys Rachel, a reatividade sorológica observada nos exames iniciais foi decorrente de interferência da vacinação ocorrida no mês de novembro. “Consideramos o resultado como uma manifestação dos anticorpos que os animais estavam adquirindo afinal, haviam acabado de ser vacinados contra a doença”, afirmou Gladys.

Ainda conforme o MAPA o motivo principal da interdição da propriedade deve-se a problemas relativos à composição do rebanho e falta de concordância entre o número de animais existentes e os documentos de ingresso dos bovinos na fazenda. Motivo pelo qual o DOF foi convocado para investigar o caso, já finalizado, onde o resultado será apresentado nessa segunda.

Cristiane Sandim - Seprotur

SIGA-NOS NO Google News