Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expoinel MS 2006 escolhe os campeões do nelore Mocho

Douradosnews - 15 de novembro de 2006 - 09:50

Terminou ontem, o julgamento da raça Nelore Mocho da Expoinel MS 2006 (Exposição Internacional do Nelore) na pista central do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O selecionador Ivo Zoller, da Fazenda São Geraldo em Juti, que está há somente dois anos com o gado de elite, conquistou o troféu de grande campeão com o touro Eleito Fiv da Zoller (ZOL1) que durante o julgamento está com 27 meses e pesou 922 quilos. O touro é filho do Lajeado (H8507) com a mãe Negla da Rancho (RAN157).

Já na categoria de fêmeas, o único selecionador invicto do ranking da ASCN (Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore) desde sua criação, o criador Li Teixeira de Rezende, fazenda São Domingos em Dourados, fez a Grande Campeã, com a fêmea jovem Jalapa FIV da MM (TTTM1940), filha de Bitelo da SS (G9000) com a mãe Paciência M da SD (LILI 8430), que aos 23 meses pesou 736 quilos. Rezende também conquistou o primeiro lugar como criador e expositor na categoria do nelore mocho.

Com os Prêmios de reservados grandes campeões, entre os machos, ficou o touro jovem Rthari FIV da Rancho, do criador Cirene R. da Costa Vanni, da fazenda Cambara. Entre as fêmeas, ficou a novilha campeão na categoria novilha maior, Inveja FIV GC da SL, do criador Geraldo S. Carvalho Junior.

O torneio do mocho foi o primeiro julgamento de animais de uma série programados para a Expoinel MS 2006 que vai até o dia 19 quando serão conhecidos os grandes campeões da raça nelore.

Na categoria do nelore mocho participaram 76 animais, sendo 48 fêmeas e 28 machos. Estiveram em pista animais de 10 criadores. Para o julgamento da Expoinel MS 2006, 900 animais estão inscritos para os campeonatos nas duas categorias (Mocho e Padrão). Os animais passam pelo crivo dos juízes na avaliação das características morfológicas dos zebuínos relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial.

Os jurados do tornei do mocho foram Arnaldo Manoel (MG), Célio Arantes Heim (PR) e Pedro Oliveira (SP), e foram unânimes em ressaltar a qualidade do plantel da raça nelore que está sendo julgada durante a Expoinel 2006.

Ao todo, estão expostos no Parque Laucídio Coelho 1.300 animais da raça nelore fazendo da Expoinel MS uma das principais feiras agropecuárias do país já na sua 2ª edição.


SIGA-NOS NO Google News