Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

10/12/2006 18:41

Ex-general chileno Pinochet morre aos 91 anos

Terra

O ex-general chileno Augusto Pinochet morreu neste domingo no Hospital Militar de Santiago, aos 91 anos. Ele faleceu às 15h15 de Brasilia e a causa da morte, segundo seu médico, Juan Augusto Vergara, foi uma complicação inesperada. O último boletim de saúde, divulgado ontem, afirmava que o quadro de saúde era estável.

Pinochet estava internado havia uma semana, após sofrer um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar. "Às 13h30 (14h30 de Brasília), o paciente sofreu uma inesperada e grave falência que levou sua transferência em estado crítico à Unidade de Cuidados Intensivos, onde foram aplicadas todas as medidas médicas de ressuscitação, não se conseguindo a resposta médica positiva, falecendo às 14h15 (15h15 de Brasília)", diz o comunicado.

O médico Juan Ignacio Vergara afirmou que o ex-general morreu na companhia de sua família. Logo depois do anúncio da morte, seguidores de Pinochet foram ao hospital e gritaram para que a guarda baixasse a meio pau a bandeira chilena da entrada do local. Em contrapartida, grupos de motoristas buzinaram comemorando a notícia.

Saúde
O boletim divulgado ontem afirmava que Pinochet continuava em recuperação. Lucía, a filha mais velha do ex-ditador, disse que seu pai permaneceria no hospital por entre cinco e sete dias. O próximo boletim seria divulgado na segunda-feira.

Pinochet foi internado no último fim de semana, depois de sofrer um enfarte. Os médicos fizeram uma cirurgia de emergência no último domingo para a colocação de uma ponte de safena.

Acusações
O ex-ditador liderou um golpe de Estado no Chile em 1973, derrubando o então presidente socialista Salvador Allende, que acabou se suicidando. A ditadura durou até 1990, quando o ex-presidente deixou o cargo para se tornar senador vitalício.

Durante o regime, o ditador dissolveu sindicatos e diminuiu o poder do Estado. O regime liderado por Pinochet deixou mais de 3 mil mortos e desaparecidos, enquanto centenas de milhares de chilenos partiram para o exílio. O ex-ditador foi acusado de abusos contra direitos humanos, corrupção e fraude.

Com agências internacionais

Redação Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)