Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudo que reprova estádios traz críticas ao Morenão

Paulo Fernandes/Campo Grande News - 01 de novembro de 2007 - 17:07

No capítulo referente ao Estádio Morenão, de Campo Grande, a radiografia feita pelo Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia) traz fotos e críticas quanto ao abandono do lugar, hoje entregue aos morcegos. O estudo diz que hoje o Brasil não possui estádios preparados para a Copa do Mundo de 2014. O Morenão é um dos candidatos a receber jogos do evento que será realizado no país.

Feito após visita no dia 18 de setembro de uma comissão formada de engenheiros e arquitetos especializados em projetos de complexos desportivos, o capítulo aponta como pontos críticos as condições precárias dos sanitários e do placar, o livre acesso do público as torres de iluminação, o acesso muito estreito dos jogadores ao campo e o estado inadequado dos bancos dos reservas.

No site criado pelo sindicato para divulgar encontro sob o tema "Copa 2014 - O Brasil antes e depois" (www.copa2014.org.br) realizado até ontem, constam fotos e indicações dos problemas encontrados nos estádio brasileiros, mas nenhum diagnóstico é apontado.

Os estádios brasileiros são classificados pelo Sinaenco como com “prazo de validade vencido”. Ironicamente, a foto aérea usada no capítulo sobre o Morenão é do estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, também em Campo Grande.

Inaugurado em 1971, o estádio universitário Morenão chegou a ser palco de grandes clássicos do futebol brasileiro. O maior público registrado foi em 1978, quando 38.122 pessoas assistiram à histórica vitória do Operário, time mais tradicional de Mato Grosso do Sul, sobre o Palmeiras.

A falta de condições dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo já havia sido antecipada pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, em sua visita a Mato Grosso do Sul em abril. Os técnicos do Siaenco visitaram 29 estádios em todos os estados do país, exceto o Acre.

Para receber um jogo de Copa do Mundo, os estádios precisam ter pelo menos 45 mil lugares. O Morenão tem capacidade para 40 mil.

Problema generalizado - Segundo a Sinaenco, há muito que ser feito para colocar os estádios em condições adequadas para a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil. Engenheiros e arquitetos fazem à ressalva que em sete anos é possível colocar os estádios em condições de receber os jogos, mas que os problemas que têm sido encarados com vista grossa pelos responsáveis.

SIGA-NOS NO Google News