Cassilândia, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

27/07/2018 11:00

Estudo diz que substância para tratamento de hipertensão é eficaz contra acne

Gazeta Esportiva

O tratamento da acne, orientado por dermatologistas, geralmente começa com a prescrição de cuidados tópicos diários com a pele (uso de cremes e secativos) até, em última análise, o uso oral da isotretinoína, o famoso Roacutan, em casos mais graves. Mas do início do tratamento até o uso do controverso medicamento, muitos médicos optam pela prescrição de antibióticos orais – o problema é que eles trazem uma série de riscos, podem sobrecarregar o organismo e também tornar as bactérias mais resistentes. Mas o novo estudo Frequency of Treatment Switching for Spironolactone Compared to Oral Tetracycline-Class Antibiotics for Women With Acne, publicado em junho deste ano no Journal of Drugs in Dermatology, afirma que a espironolactona, um medicamento utilizado para tratamento da hipertensão, é tão eficaz quanto os antibióticos no tratamento contra a acne em mulheres.

“O medicamento diminui o nível de hormônio masculino nas mulheres, ou seja, traz uma ação antiandrogênica, ajudando a controlar os hormônios relacionados à hiperatividade das glândulas sebáceas, ajudando a combater a acne”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

De acordo com a médica, o estudo analisou dados de mais de 6.600 mulheres e meninas tomando espironolactona para mais de 31.000 tomando antibióticos. “Para determinar a eficácia, os pesquisadores analisaram quantas mulheres em cada grupo haviam mudado para outro tipo de tratamento em um ano – um sinal de que o primeiro tratamento não estava funcionando. A descoberta de pouco mais de 14% dos pacientes com espironolactona fez uma troca em comparação com pouco mais de 13% dos pacientes tratados com antibióticos contra acne”, diz a dermatologista.

Embora não haja dados precisos no Brasil sobre a prescrição de antibióticos, pelo menos nos Estados Unidos, os dermatologistas compõem menos de 1% dos médicos do país, mas prescrevem 5% de todos os antibióticos orais. O problema dessa alta taxa é a resistência antimicrobiana, com o uso duradouro dos antibióticos.

A espironolactona deve ser utilizada apenas em casos de acne da mulher adulta, segundo a médica. A substância pode ser menos arriscada ao longo do tempo, embora não seja isenta de efeitos colaterais.

“Geralmente, as mulheres saudáveis tendem a tolerar bem a espironolactona segundo estudos, mas a substância tem vários efeitos colaterais em potencial, incluindo fadiga, incontinência urinária, períodos irregulares e sensibilidade mamária”, diz ela. Em casos raros, também pode causar dores musculares, batimentos cardíacos irregulares e confusão, acrescenta.

“Ao identificar alternativas ao uso de antibióticos para o tratamento da acne, podemos ajudar a minimizar os potenciais efeitos adversos [da resistência aos antibióticos]”, diz a Dra. Thais Pepe. Enquanto isso, certifique-se de sempre conversar com seu médico sobre os riscos de longo e curto prazo de qualquer medicamento que eles estejam prescrevendo como um tratamento para acne.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 16 de Novembro de 2018
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)