Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolhido filme que representará o Brasil no Oscar

Diego Paes/ABr - 26 de setembro de 2007 - 19:22

Brasília - O filme O ano em que meus pais saíram de férias, dirigido por Cao Hamburger, foi o escolhido para representar o cinema brasileiro na seleção para a categoria de melhor filme estrangeiro na disputa do Oscar 2008. O anúncio foi feito hoje (26) pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A decisão do júri – formado por dois jornalistas, dois diretores de cinema e dois críticos – foi unânime. Dos 18 filmes inscritos para escolha do representante brasileiro na disputa do mais conhecido prêmio do cinema, haviam sido selecionados três: O céu de Suely, de Karim Aïnouz, Tropa de elite, de José Padilha, e O ano em que meus pais saíram de férias.

Questionado sobre a exclusão de Tropa de elite, tido como favorito entre os inscritos, um dos jurados, o crítico Rubens Ewald Filho, disse que a escolha "não foi para o melhor filme do ano" e que o padrão de qualidade do filme de Cao Hamburger é o que mais se aproxima do perfil dos últimos premiados com o Oscar.

“Temos que deixar claro que não estamos escolhendo o melhor filme do ano. Estamos escolhendo o filme que vai para uma seleção internacional e que, de alguma forma, tem algumas regras a serem seguidas”, explicou Ewald. Ele ressaltou inclusive o cuidado da Secretaria do Audiovisual ao escolher um júri que "conhecia bem esse universo".

O filme escolhido agora precisará passar por uma seletiva internacional com filmes de dezenas de países para tentar uma das cinco vagas de na categoria de melhor filme de língua estrangeira do Oscar. A Academia de Hollywood divulgará o resultado, entre os indicados de vários países, em janeiro, e o prêmio será entregue em março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


SIGA-NOS NO Google News