Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/11/2004 13:43

Encontro discute ampliação do ensino fundamental

Assessoria / MEC

Depois de realizar sete encontros regionais para discutir a ampliação do ensino fundamental, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) promove, nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília, o Encontro Nacional: Educação Fundamental de Nove Anos.

O evento vai analisar as principais sugestões e questionamentos recolhidos nos encontros que aconteceram em Belo Horizonte, Campinas , São Luís, Recife, Rio Branco e Goiânia que reuniram um total de 247 participantes de secretarias de educação, sendo quatro estaduais e 243 municipais.

Palestras, grupos de trabalhos e relatos de experiências farão parte do evento. Pela experiência de terem ampliado recentemente o ensino fundamental para nove anos, os municípios de Americana (SP) e Sobral (CE) serão destaque no encontro.

Censo – O Censo Escolar de 2003, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), aponta que 11.510 escolas fizeram essa ampliação, no ano passado. Além dos encontros regionais, a SEB produziu o documento Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais, que vem servindo de referência nacional para as questões pedagógicas, administrativas e de avaliação no que se refere à inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental.

A ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos está prevista na Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino básico e vem sendo discutida pelo MEC com secretarias estaduais e municipais de educação, desde 2003. A inclusão das crianças a partir de seis anos na educação básica visa assegurar acesso mais cedo ao conhecimento e, com isso, proporcionar aprendizagem mais ampla.

Repórter: Vilany Kehrle

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)