Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empresas poderão se inscrever para o Prêmio Qualidade

Sebrae - 05 de abril de 2007 - 11:05

As inscrições para o Prêmio de Qualidade da Gestão (PQG–MS ciclo 2007), coordenado pelo Movimento MS Competitivo e seus parceiros, foram prorrogadas para o dia 20 de abril. Esse Prêmio tem por objetivo estimular as organizações públicas e privadas à prática de modernas técnicas de gestão, além de disseminar conceitos e fundamentos com base nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul (uma das entidades parceiras), Cláudio George Mendonça, o Prêmio quer identificar as micro e pequenas empresas com a gestão mais eficiente de sua categoria no Estado. “O processo vai além, pois busca desenvolver um relacionamento com aquelas que desejam se tornarem cada vez melhores, independente do resultado, já que fornece aos participantes uma avaliação completa da gestão, ou seja, uma consultoria sem custos, feita por especialistas. Portanto, a cada participação, a empresa conhece os pontos fortes e as oportunidades para melhoria, e pode retornar mais forte no ciclo subseqüente”.
A edição deste ano contempla três modalidades PCQG: Prêmio CDL de Qualidade da Gestão (destinado às empresas do comércio, serviço e indústria, com participação anterior e para as médias e grandes empresas iniciantes – 250 pontos); o MS + Competitivo, para as micro e pequenas empresas iniciantes – 160 pontos; e a inserção do instrumento de avaliação da gestão pública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, para premiação das organizações do setor público– 250 e 500 pontos. As instituições com maior pontuação na avaliação concorrem aos troféus ouro, prata e bronze.
De acordo com a secretária executiva do Movimento MS Competitivo, Maria Elisa Codorniz, as organizações serão avaliadas segundo oito critérios de excelência em gestão: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações, pessoas, processos e resultados. “O grande benefício, além da visibilidade que o Prêmio dá aos classificados, é que todos os inscritos irão receber um relatório de gestão que é uma consultoria (sem custo) para a sua organização. Esse instrumento poderá servir de direcionamento para a inserção das oportunidades de melhoria sugeridas”, explica.
As inscrições podem ser realizadas através do site www.mscompetitivo.org.br, através do link PQG/MS. Informações também podem ser adquiridas no MS Competitivo, na Avenida Mato Grosso, 942, sala 07, em Campo Grande, ou no site www.mscompetitivo.org.br.
Histórico
O atual Prêmio de Qualidade da Gestão (PQG–MS) teve sua origem ampliando a abrangência do Prêmio CDL de Qualidade da Gestão (PCQG) para organizações/empresas privadas, criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG) em 2002, e realizado em parceria com várias instituições, entre elas o Sebrae em Mato Grosso do Sul. Por dois anos consecutivos o PCQG premiou apenas empresas da Capital. Em função da necessidade de estender o prêmio para as organizações do interior, em 2004 foi criada a modalidade MS + Competitivo, visando à participação das micro e pequenas empresas iniciantes, e em 2006, incorporou-se ao PQG/MS a categoria pública (organizações públicas).

SIGA-NOS NO Google News