Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em Cassilândia, ação de prevenção de câncer de mama reuniu mais de 250 mulheres

Assessoria de impre/nsa do Deputado Paulo Corrêa - 23 de junho de 2014 - 12:25

Em Cassilândia, ação de prevenção de câncer de mama reuniu mais de 250 mulheres

O município de Cassilândia recebeu a visita na última sexta-feira (20/06) da unidade móvel do Grupo Onça Pintada (GOP) que em pouco mais de quatro horas de atendimento, realizou exames preventivos de câncer de mama em mais de 255 mulheres.

A mobilização surpreendeu a equipe do Grupo Onça Pintada, que precisou chamar reforço médico para conseguir atender a todas as mulheres. Durante a ação de saúde duas médicas realizaram o exame de rastreamento das mamas e no mesmo dia realizaram também a ultrassonografia mamária em 80 pacientes. O resultado final foi o encaminhamento de 24 mulheres para realização de mamografias.

A ação de prevenção de câncer de mama em Cassilândia foi realizada por meio de parceria entre o deputado Paulo Corrêa, o Grupo Onça Pintada e o prefeito do município, Carlinhos do TRR, e aconteceu na Praça São José.

A coordenadora do Grupo Onça Pintada, Maria Benites, explicou que é gratificante chegar aos municípios e ver que é cada vez maior o número e mulheres que procuram o Grupo Onça Pintada para realizar a prevenção do câncer de mama, destacando que o trabalho desenvolvido pelo Grupo Onça Pintada é social e gratuito.

“Já atingimos o número de mais de 50 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul. Todos os finais de semana nós visitamos municípios do interior do Estado e durante a semana o atendimento acontece em bairros de Campo Grande. O mais importante nesse trabalho é que os nossos números compravam que as mulheres estão mais conscientes e procuram naturalmente o atendimento porque entendem que a prevenção é importante“ disse ela.

Grupo Onça Pintada

O Grupo Onça Pintada já atua há 13 anos em Mato Grosso do Sul desenvolvendo projetos na área da saúde, entre eles, de prevenção e combate ao câncer de mama, onde as mulheres são atendidas gratuitamente, realizando desde os exames mais simples até os mais complexos. A entidade possui aparelhos de ultrassom e um mamógrafo e conta com uma equipe de voluntários que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes. Em casos cirúrgicos as pacientes são encaminhadas para a rede pública de saúde, mas recebem todo o apoio e orientação do Grupo Onça Pintada, que oferece acompanhamento até o final do tratamento.

“O Grupo Onça Pintada Nasceu da vontade de vários amigos de fazer um serviço social. E o deputado Paulo Corrêa, que perdeu o pai, a mãe e várias pessoas da família em decorrência de câncer, também fazia parte desse grupo e tinha essa mesma vontade de fazer algo a mais pelas pessoas. Então, criaram o Grupo Onça Pintada para atuar na área da saúde. A surpresa é que tem dado certo e nós temos ajuda a salvar muitas vidas”, explicou Maria Benites, uma das coordenadoras do projeto de prevenção de câncer de mama.

SIGA-NOS NO Google News