Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleição na Câmara - Conheça o candidato José Thomaz Nonô

Fabiana Vezzali / ABr - 28 de setembro de 2005 - 16:58

Após a renúncia de Severino Cavalcanti, o alagoano José Thomaz Nonô (PFL) passou a ocupar interinamente a presidência da Câmara dos Deputados. Para permanecer no cargo, candidatou-se e recebeu o apoio de seis partidos (PFL, PSDB, PDT, PPS, Prona e PV).

Advogado, Nonô chegou à Câmara em 1983 e desde então já exerceu seis mandatos. Também já foi filiado a quatro legendas: PDS, PMDB, PSDB e PFL. Em 2000, perdeu a eleição para a prefeitura de Maceió.

Entre os projetos de lei de sua autoria, estão o que cria uma comissão mista permanente para analisar o caráter de urgência das medidas provisórias, o que diminui para 0,08% a alíquota da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e o que não considera crime utilizar animais em práticas esportivas ou manifestações culturais.

Nonô presidiu a sessão em que Severino renunciou à presidência da Casa e ao mandato parlamentar. A sessão foi marcada pelo protesto dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que levaram faixas contra o pagamento do chamado "mensalão" e foram retirados por seguranças da Câmara.

No dia seguinte, Nonô reconheceu a necessidade de avaliar a atuação dos seguranças. "Reconheço, sobretudo depois que vi as imagens na tevê e no jornal, que houve excessos por parte da segurança", disse o parlamentar.

"Mas sustento a decisão de evacuar a galeria. Tomei a decisão acertada. Na Constituinte, jogavam moeda, pedra, pau e até sapato nos deputados, que retribuíam com bananas (gestos). Era um comportamento mal educado, desrespeitoso de parte a parte. Para preservar o parlamento, tenho que impedir situações dessa natureza".

SIGA-NOS NO Google News