Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/12/2010 18:49

Eclipse lunar poderá ser observado em MS durante a madrugada

Ricardo Campo Jr., Campo Grande News

Um eclipse lunar total irá marcar o dia da chegada do verão no hemisfério sul e poderá ser observado de maneira completa em Mato Grosso do Sul durante a madrugada de amanhã, dia 21, a partir das 2h29.

De acordo com informações do site Climatempo, eclipse é um fenômeno em que um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por curto espaço de tempo. No caso do eclipse lunar, a terra se posiciona entre o satélite natural e o sol, proporcionando um espetáculo que tem diversas fases.

Inicialmente acontece o eclipse chamado penumbral, em que a lua diminui sensivelmente de brilho. Pessoas que moram em cidades com muita poluição luminosa não conseguem observar esse momento.

Em seguida, a sombra começa a ser projetada no satélite natural, que passa a apresentar um aspecto “cortado”, de acordo com a explicação do site Climatempo. Em seguida acontece o eclipse total, parte de maior beleza do fenômeno, em que a lua ganha uma coloração avermelhada.

Quanto mais a oeste do Brasil mais fases do eclipse poderão ser observadas, de acordo com o portal Climatempo. Isso coloca Mato Grosso do Sul em uma posição privilegiada e quem olhar para o céu durante a noite poderá acompanhar todas as fases.

Horários - A entrada da lua na penumbra será às 2h29 (horário de Brasília). Às 3h32 começa o eclipse parcial e às 4h40 o total. O ponto máximo do fenômeno será às 5h16 e deve permanecer por pouco mais de meia hora. O fim do eclipse total será às 5h53, já o término da fase parcial, às 7h01 e a saída da lua da penumbra será às 8h04.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)