Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eclipse lunar poderá ser observado em MS durante a madrugada

Ricardo Campo Jr., Campo Grande News - 20 de dezembro de 2010 - 18:49

Um eclipse lunar total irá marcar o dia da chegada do verão no hemisfério sul e poderá ser observado de maneira completa em Mato Grosso do Sul durante a madrugada de amanhã, dia 21, a partir das 2h29.

De acordo com informações do site Climatempo, eclipse é um fenômeno em que um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por curto espaço de tempo. No caso do eclipse lunar, a terra se posiciona entre o satélite natural e o sol, proporcionando um espetáculo que tem diversas fases.

Inicialmente acontece o eclipse chamado penumbral, em que a lua diminui sensivelmente de brilho. Pessoas que moram em cidades com muita poluição luminosa não conseguem observar esse momento.

Em seguida, a sombra começa a ser projetada no satélite natural, que passa a apresentar um aspecto “cortado”, de acordo com a explicação do site Climatempo. Em seguida acontece o eclipse total, parte de maior beleza do fenômeno, em que a lua ganha uma coloração avermelhada.

Quanto mais a oeste do Brasil mais fases do eclipse poderão ser observadas, de acordo com o portal Climatempo. Isso coloca Mato Grosso do Sul em uma posição privilegiada e quem olhar para o céu durante a noite poderá acompanhar todas as fases.

Horários - A entrada da lua na penumbra será às 2h29 (horário de Brasília). Às 3h32 começa o eclipse parcial e às 4h40 o total. O ponto máximo do fenômeno será às 5h16 e deve permanecer por pouco mais de meia hora. O fim do eclipse total será às 5h53, já o término da fase parcial, às 7h01 e a saída da lua da penumbra será às 8h04.



SIGA-NOS NO Google News