Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal meu filho empurrar com a língua a comida para fora?

BabyCenter - 22 de julho de 2016 - 09:00

Por a comida para fora da boca pode ou não ser um problema, dependendo da idade da criança e há quanto tempo seu filho faz isso. Bebês de até 6 meses têm um reflexo natural de empurrar com a língua qualquer coisa que entre em sua boca. É uma defesa natural para evitar que eles engasguem.

Existe também um estranhamento natural dos bebês que passam do leite para os novos alimentos, por causa das diferentes consistências e texturas que são introduzidas com a comida. É uma rejeição transitória, que passa em dias ou poucas semanas, segundo o pediatra Fábio Picchi, integrante do Conselho Médico do BabyCenter.

Em crianças mais velhas, é preciso avaliar com mais atenção. A principal pergunta é: acontece sempre ou só de vez em quando? A dificuldade com alimentação de crianças pequenas é tentar distinguir entre o que elas não querem fazer e o que não conseguem fazer ainda.

Se for algo esporádico, é provável que seu filho simplesmente não tenha gostado de certos alimentos e cuspa, uma prática perfeitamente normal em crianças pequenas. Caso seja um novo comportamento, esteja se repetindo em todas as refeições e não pareça relacionado a alguma comida específica, pode ser sinal de que ele está com dor ao engolir.

Dor de garganta muito forte, por exemplo, provoca este tipo de reação, assim como amidalite e laringite. Mas aí o sintoma não é isolado, vindo geralmente acompanhado de febre, irritabilidade ou até bastante babação.

Para comportamentos crônicos, de crianças que põem a comida para fora o tempo todo, o mais prudente é levar a um médico para uma avaliação. A recusa contínua de um determinado tipo de alimento (por exemplo, se seu filho come bem, mas rejeita comidas que requeiram muita mastigação, como um bife) pode indicar um problema de desenvolvimento motor oral ou um distúrbio de processamento sensorial.

SIGA-NOS NO Google News