Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Donizete conhece em Brasilia programas do governo

Iolando Lourenço/ABr - 01 de dezembro de 2004 - 07:24

Brasília – A grande maioria dos 411 Prefeitos e dos vices-prefeitos eleitos do PT e atuais prefeitos, além de parlamentares, vereadores e militantes partidários participaram em Brasília, anteontem e ontem, do 1º Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas do PT para discutir ações a serem desenvolvidas nos seus municípios, a partir de 1º de janeiro do ano que vem, quando tomam posse e ouvir do governo federal detalhes sobre os programas que existem para atender às prefeituras e à população.

Os ministros das Cidades, Olívio Dutra; da Saúde, Humberto Costa; do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e da Educação, Tarso Genro, fizeram aos prefeitos um balanço das ações das suas pastas voltadas para o atendimento aos municípios e se colocaram à disposição dos novos prefeitos para desenvolverem ações que visem ao bem estar da população e ao desenvolvimento das respectivas cidades. Olívio Dutra falou das ações da sua pasta, dos programas de habitação e saneamento básico, além dos recursos que o governo tem colocado para a solução dos problemas das cidades brasileiras.

Humberto Costa falou das linhas de ação do seu Ministério, onde tem procurado organizar as estruturas hospitalares, da importância do Sistema Único de Saúde, do seu funcionamento e do papel que o sistema tem no atendimento principalmente às populações de menor poder aquisitivo. O ministro afirmou que sua pasta atua para atender bem todos os cidadãos brasileiros e se colocou à disposição dos futuros prefeitos para a adoção de políticas para o desenvolvimento da saúde.

Na mesma linha de raciocínio, os ministros do Desenvolvimento SWocial, Patrus Ananias, e da Educação, Tarso Genro, explicaram aos prefeitos o funcionamento de suas pastas e falaram dos avanços conseguidos no governo no atendimento à população. Patrus citou os programas sociais desenvolvidos pela sua pasta e falou da importância deles no atendimento aos menos favorecidos.
Tarso Genro destacou o desenvolvimento das políticas de educação e chamou a atenção dos prefeitos para atuarem com firmeza no sentido de valorizar cada vez mais a educação dos seus munícipes.

Ao término do encontro, os prefeitos aplaudiram a iniciativa da realização da reunião, destacando a importância de poderem estar em Brasília para ouvir dos ministros de estado as políticas para o desenvolvimento de suas cidades. O prefeito eleito de Palmas, capital do Tocantins, Raul Filho,disse que o encontro foi "altamente positivo", pois cada ministro falou das relações que são possíveis em suas pastas para o desenvolvimento das cidades. "Acredito que todos saíram daqui otimistas com as colocações dos ministros e com a posição do governo federal, que tem um perfil altamente municipalista", disse o prefeito.

O prefeito de Cariacica, no Espírito Santo, Helder Salomão, também elogiou o encontro, disse que ele ocorre num momento especial para o Brasil e afirmou que o PT tem agora tem a grande tarefa de realizar nas cidades em que elegeu os prefeitos os projetos estruturantes e os sociais, que vêm sendo implementados pelo governo federal. Segundo ele, as cidades são fundamentais para a concretização dos programas do governo federal. Outro ponto positivo do encontro, na opinião dele, foi a oportunidade que os prefeitos eleitos tiveram de conhecer os projetos do governo federal que podem ser levados aos municípios.
José Donizete, prefeito eleito de Cassilândia, pelo PT, deve retornar hoje da Capital Federal, onde foi hóspede por quase 10 dias, do deputado federal Vander Loubet e visitou todos os senadores e deputados federais de MS.

SIGA-NOS NO Google News