Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2014 06:48

Dois Irmãos é o 1º município de MS com o Posto Avançado da Justiça

TJMS

A efetivação de um projeto inédito em todo o país pelo Tribunal de Justiça colocou o judiciário sul-mato-grossense novamente em uma posição de vanguarda. Nesta sexta-feira (16), o TJMS instalou em Dois Irmãos do Buriti o Posto Avançado da Justiça (Pajus).

A instalação deste ambicioso projeto, em parceria com o Executivo municipal, visa aproximar a justiça do cidadão e disponibilizar a prestação jurisdicional nos municípios que não possuem comarca instalada. Até outubro, mais 26 postos avançados serão instalados e isso significa que, com as 52 comarcas existentes, 100% dos municípios serão alcançados.

Na solenidade de instalação, o presidente do TJ, Des. Joenildo de Sousa Chaves, lembrou que o Pajus é uma forma eficiente de levar a justiça até o cidadão, com custos reduzidos. “A vantagem é que teremos os mesmos trabalhos e o cidadão poderá resolver seus problemas, encaminhar sua ação, para as audiências não serão mais necessários deslocamentos – o que era nosso grande problema”, comentou.

Questionado se a instalação do Pajus é mais um compromisso cumprido da administração, o presidente do TJMS respondeu: “A intenção da administração jamais foi desativar comarca e o Pajus é uma prova de que estamos preocupados em proporcionar justiça a todos. Tivemos que desativar as comarcas de Angélica e Dois Irmãos do Buriti, por isso estamos iniciando aqui e vamos estender a mais 26 municípios”.

Diretor do Foro da Comarca de Aquidauana, o juiz Fernando Chemin Cury garantiu que as expectativas quanto ao atendimento da população pelo Pajus são as melhores possíveis. “Com o avanço da tecnologia e o dinamismo da administração do TJMS, o temor que havia de deixarmos a população de Dois Irmãos do Buriti desassistida se mostrou infundado. As audiências criminais já estão sendo realizadas e as cíveis começam em junho. Os cidadãos que não têm condição de se deslocar até Aquidauana para as audiências farão isso em Dois Irmãos do Buriti por videoconferência, em tempo real, em conversa conosco. Tenho certeza que será um sucesso”.

Sobre a parceria com o Poder Judiciário, o prefeito Wlademir Souza Wolk explicou que encampou a proposta do Judiciário por entender que é muito importante para a sociedade. “A ausência do Fórum nos deixou preocupados quanto ao atendimento à população e a instalação do Pajus nos pareceu a solução do problema. Estamos muito felizes por ser o primeiro município a ter o posto avançado instalado”.

Saiba mais - Por meio do Provimento nº 317, o TJMS criou o programa de instalação de Postos Avançados da Justiça de MS (Pajus), que objetiva a ativação de postos de atendimento do Poder Judiciário em distritos judiciários, comarcas não instaladas ou desativadas, permitindo que os jurisdicionados destes municípios busquem seus direitos sem a necessidade de se deslocar até a cidade vizinha.

No Pajus, os cidadãos poderão registrar ações de até 20 salários mínimos junto ao Juizado Especial da comarca a qual o município estiver vinculado. O jurisdicionado poderá ainda participar de audiências cíveis e criminais, tudo à distância, com utilização de sistema de videoconferência.

As audiências por videoconferência são possíveis pela integração do sistema de videoconferência do Tribunal com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), permitindo a gravação das audiências. Desde o ano passado, este sistema está disponível em todas as comarcas de MS.

Os Postos Avançados serão instalados por meio de convênios entre o Tribunal de Justiça e os municípios.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)