Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Discurso do padre na Festa do Peão

Redação - 31 de julho de 2013 - 16:33

Discurso do padre na Festa do Peão

O padre Antonio Maurilio deu as bençãos a Festa do Peão e aproveitou para fazer um discurso onde contou como se iniciou o rodeio. Leia e conheça:


Um pouco da história.


Rodeio - Definições e Origem> O rodeio originou-se na Espanha, foi adotado pelos mexicanos e logo após a guerra com os norteamericanos, no século XIX, adaptou-se à América colonial inglesa.
 No Brasil, o rodeio é um sincretismo do esporte importado dos EUA na década de 1950. Esta última versão do rodeio que hoje convive com a vaquejada - um jogo tradicional praticado desde o século XVI em todo o país - consiste em montar touros e cavalos não domados, com o cavaleiro permanecendo no mínimo oito segundos na montaria segurando apenas com uma das mãos, e se apoiando em uma corda, presa ao animal. No Brasil o destaque é Barretos, se tornou conhecido no Brasil inteiro da através da Novela da inexistente Rede Manchete de TV “Ana Raio e Zé Trovão”, no Brasil e na nossa região se tornou profissão. O rodeio brasileiro é hoje um modelo de conciliação de folklore com marketing e competição esportiva. Assumiu uma postura de festa associando-se a disputas artísticas, desfiles, danças, músicas e comidas típicas, segundo a cultura de Barretos, consideradas, na época, a capital da pecuária nacional.
• As primeiras festas do peão aconteceram em Barretos, no ano de 1955, sendo que a consagração destes eventos típicos com montarias em cavalos e touros acontece nos anos de 1960 e 1970. É nesta época que surge a Festa do Peão de Boiadeiro de Cassilândia, seguindo o exemplo de Barretos, realizada anualmente no recinto do Sindicato Rural, construído especialmente com esta finalidade. Além do espetáculo proporcionado pelos peões durante as provas do rodeio, são realizados ainda, grandes shows com artistas renomados, exposições e leilões de gado, baile, dentre outras atividades sociais. Parabéns Cassilândia. (MARIA CAROLINA DE MIRANDA SIMÕES) – Monografia. Filha de Cassilândia.

Corrida Para a Vitória > Qual é o maior sonho de um atleta? Do peão boiadeiro? Dos organizadores de uma grande festa? Ser o vencedor e subir no pódio! Não creio que exista algum atleta que não tenha esse sonho. Mas para chegar lá há um longo caminho a seguir. Ninguém nasce vencedor. Essa caminhada envolve muito esforço e dedicação, empenho comunitário, parcerias.
Numa competição há muitos atletas, mas um só será o vencedor: aquele que conseguir ter a melhor performance de todos os concorrentes na sua modalidade. O atleta precisa, em primeiro lugar, ter o alvo bem focado e observar todas as regras. Nada pode tirar essa concentração. Qualquer deslize pode ser fatal. Fatores importantes a serem observados são: alimentação, descanso, preparo físico, treino, muita vontade de vencer, etc... Isso não é fácil e há muitos obstáculos a serem vencidos. Quantos atletas já sucumbiram por algum detalhe, não acreditarem na força Divina que nutre a si mesmos.
A grande verdade é que nossa vida também é uma corrida. A diferença é que essa corrida não é só para um vencedor, mas todos podem vencer. E todos que vencerem receberão um prêmio muito superior ao que um atleta pode ganhar numa competição. A Bíblia diz em 1 Coríntios 9.24-25: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para a alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. No que consiste essa corrida e qual é a vitória? O apóstolo Paulo diz em Filipenses 3.7-10: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição...” Ele nos mostra que vale a pena correr, mas que deve ser da maneira certa. Não por força própria, por boas obras, mas sim pela fé em Cristo. Também afirma em Filipenses 3.12: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. Em outras palavras: não estamos correndo sozinhos e não somos os primeiros. Jesus Cristo já correu e venceu por nós quando deu Sua vida na cruz. Ali ele conquistou o prêmio da vida eterna para nós.
Talvez você seja como um atleta que corre sem rumo ou fora das regras da competição. Neste exato momento você tem a oportunidade de mudar. Entregue sua vida a Jesus, inscreva-se em Sua equipe, corra com os recursos que Ele providenciou para você, e Ele transformará a sua vida, e lhe dará o prêmio da vida eterna. Deus quer que você vença! Lemos em João 10.10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Que Quadragésima Expo, terceira Festa do Peão Boiadeiro de Cassilândia possa nos unir cada vez mais com o espírito de comunidade. Que a nossa vida seja uma verdadeira festa e nos torne mais irmãos! Parabéns Cassilandenses, peões competidores de montarias, expositores, diretores, artistas, barraqueiros (as) pela participação.

Discurso do Pe.Antônio Maurílio de Freitas na abertura da 43a Expo de Cassilândia.

SIGA-NOS NO Google News