Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Discriminação é diária, diz secretária

Janaina Almada/ABr - 12 de fevereiro de 2004 - 12:35

A secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, disse hoje, durante entrevista à NBr - TV a cabo da Radiobrás -que os casos de discriminação racial ocorrem diariamente no Brasil, "velados e acobertados por outras justificativas que tornam a atitude menos grave". Citou dois casos ocorridos esta semana: um de discriminação e veto à permanência de seis quilombolas em uma pousada de Brasília e outro que acabou na morte de um dentista, em São Paulo, por ter sido confundido com um bandido.

Segundo a ministra, é importante o trabalho com o negro. Ela afirmou que a própria existência da secretaria já é prova de que é preciso realizar um trabalho contínuo que diga respeito às ações afirmativas e ao fortalecimento das políticas públicas em todas as áreas.

Brasília sedia a 1ª Oficina de Consulta e Programação do Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça - uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o governo federal. Matilde Ribeiro informou que o objetivo do encontro é capacitar gestores que garantam a abordagem correta das questões de gênero, raça e trabalho nas políticas públicas.

“O resultado que nós pretendemos é que os técnicos e gestores conheçam esse programa e a sua abrangência. Queremos definir prioridades para 2004 e 2005, para o fortalecer as áreas de gênero e raça, no âmbito das políticas governamentais”, disse a ministra.

Além de Matilde, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilséia Freire, participam do encontro. “Serão mais de dez ministérios envolvidos nesse programa, que já foi lançado em outubro do ano passado. Essa é uma importante ação do governo”, ressaltou.


SIGA-NOS NO Google News