Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: dicas para correr os seus primeiros 4km

Mundo Fitness

Sua Corrida - 09 de agosto de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: dicas para correr os seus primeiros 4km

Normalmente os 5 km são porta de entrada para muitos no mundo da corrida. Mas também há percursos alternativos, como os de 4 km, para quem quer iniciar no esporte. Separamos a seguir algumas dicas para você colocar a preguiça de lado e começar a correr!

1. Sem pressa!
Você não precisa começar de primeira na corrida. O recomendado, no início, é caminhar. E, conforme você for se sentindo confortável, vá alternando a caminhada com trotes leves.

No início é mais interessante treinar por tempo e não por distância. Exemplo: comece caminhando vinte minutos e vá aumentando. Assim você garante uma evolução maior no volume de treino, ou seja, na distância que você corre/caminha por semana.

2. Compromisso com a corrida
Para que o exercício tenha efeito, é importante você ter uma regularidade nos treinos. Procure se exercitar ao menos três vezes por semana. Assim você estará adaptando seu corpo aos estímulos da corrida.

O descanso também é fundamental! É nesse período que nosso corpo ganha resistência e força muscular. Fazer atividades físicas demais também pode causar sobrecarga nas articulações e uma lesão. Por isso, tome cuidado.

3. Fique confortável
Escolha seu par de tênis mais confortável e roupas leves para correr. Não tem nada pior do que fazer algo se sentindo incomodada, certo? Vale até levar fones de ouvido para ir curtindo um som durante o exercício. Além de ajudar na motivação, a música pode fazer os treinos passarem mais rápido – apenas fique atenta ao seu redor.

4. Mudança no menu
Seus hábitos físicos não são os únicos que devem mudar. A alimentação também deve sofrer alterações. Quando combinada com uma dieta balanceada, a evolução no esporte é muito mais efetiva. Mas não se assuste! Você não precisa deixar de comer aquilo que você gosta logo de início. O certo é encontrar um equilíbrio. Procure incluir vegetais verde-escuros e leguminosas em sua dieta – eles ajudam na recuperação pós-treino, garantem mais energia e dão saciedade (auxiliando na perda de peso).

A hidratação também é um fator muito importante. Não se esqueça de beber água antes, durante e depois dos treinos.

SIGA-NOS NO Google News