Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/07/2004 21:17

Diap divulga lista dos 100 mais influentes do Congresso

Iolando Lourenço/ABr

Na relação dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), da pesquisa “Cabeças do Congresso”, o PT é o que tem maior número, 24, seguido do PFL, com 21, o PSDB com 13 e o PMDB com 12. Na nova lista, 14 são estreantes, sendo três do PT, três do PFL, dois do PMDB, dois do PTB e um representante PSB, do PDT, do PCdoB e do PSB.

A bancada de São Paulo desponta na frente com 19 parlamentares, seguida por Pernambuco com 11, Minas Gerais com nove, Rio de Janeiro com oito, Rio Grande do Sul com sete. Os estados de Sergipe e de Roraima aparecem com apenas um representante cada na lista dos “Cabeças do Congresso”.

Apenas 13 parlamentares aparecem em todas as listas do Diap nos últimos 10 anos, entre os quais o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e os deputados Miro Teixeira (PPS-RJ), Aldo Rebelo (PcdoB-SP), atual ministro da Coordenação Política, e o presidente do PT, ex-deputado José Genoino.

Além dos 100 “Cabeças do Congresso”, o Diap também divulgou hoje a lista dos 50 parlamentares que estão em ascensão e que a se mantiverem a trajetória ascendente poderão futuramente ingressar na elite parlamentar. Da lista dos 100 mais influentes, constam 29 senadores e 71 deputados. Todos os líderes partidários da base aliada e da oposição figuram entre os mais influentes nas decisões do Congresso. Também estão na lista, os lideres do Governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), e na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP).

A publicação do Diap é feita desde 1994 e identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, os que comandam o processo decisório no dia-a-dia do Legislativo. O Diap classifica os operadores-chave do processo legislativo em cinco categorias: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.

Em Mato Grosso do Sul, o senador Ramez Tebet foi escolhido entre os 100 e o senador Delcídio do Amaral, em primeiro mandato, na relação dos 50 senadores em ascensão.

A lista completa dos 100 Cabeças do Congresso Nacional e dos 50 parlamentares em ascensão pode ser pode ser conhecida no endereço eletrônico www.diap.org.br .

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)