Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados ameaçam com CPI contra aumento da energia

Campo Grande News - 29 de março de 2007 - 19:44

Os deputados estaduais encontraram uma maneira de tentar “ressuscitar” a CPI da Enersul, criada para averiguar os reajustes na tarifa da energia no Estado, a mais cara do País. A solução foi resultado de uma consulta ao dicionário.

A CPI da Enersul foi barrada em agosto de 2006 porque o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) entendeu que a Assembléia Legislativa não tinha competência para “fiscalizar” a empresa. A solução encontrada pelos parlamentares - segundo o deputado Zé Teixeira (DEM, antigo PFL) - seria criar uma nova CPI usando o termo “investigação” ao invés de “fiscalização”. A mudança não alteraria o direcionamento da comissão.

A suposta solução surgiu na reunião desta tarde entre o governador André Puccinelli (PMDB) e os deputados estaduais, na presidência da Assembléia Legislativa.

No encontro, o governador anunciou que agendou uma reunião com um representante da Enersul para a próxima segunda-feira. Seria mais uma oportunidade para a empresa se posicionar antes dos deputados apresentarem pedido de criação de uma “nova” CPI. Deputados dizem que a reunião ainda não tem hora e nem local definidos.

Governador, deputados federais, estaduais e secretários de Mato Grosso do Sul fizeram ontem visitas em massa ao Ministério das Minas e Energia e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Tudo isso é uma forma de pressão para termos a tarifa zero”, admitiu o deputado democrata. “O interesse de todos nós é esse porque a energia é a mais cara do Brasil e a 6º maior do planeta”.

O deputado Amarildo Cruz (PT) diz que tanto Aneel e Enersul informaram a “impossibilidade de reajuste zero”. Ele confirmou que a Assembléia cogita o ressurgimento da CPI, que teria apoio de deputados da situação à oposição. “Neste momento, não há oposição; o assunto interessa a todos”, disse.

SIGA-NOS NO Google News