Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado propõe uso de pulseiras de identificação em pacientes da rede de saúde

Leonardo Rocha, Campo Grande News - 23 de junho de 2013 - 10:18

O projeto do deputado Márcio Fernandes (PT do B), que está em tramitação na Assembleia, propõe a adoção de pulseiras de identificação em pacientes das redes de saúde pública e privada do Mato Grosso do Sul. De acordo com ele, acontecem diversas ocorrências de “troca” de medicamentos ou até erros de procedimentos médicos por falta de identificação dos pacientes.

A proposta prevê que todos que estiverem em sistema de observação, internação ou qualquer outro procedimento em unidades de saúde devem utilizar esta “pulseira”, que terá o nome do paciente, idade, ala em que está sendo atendido e nome do médico responsável, junto com o logotipo da instituição de saúde. “Frequentemente aparecem casos de erros que inclusive causaram mortes por falta deste atributo”, diz o projeto.

Segundo o deputado, a Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos) publicou um estudo que afirma que hospitais erram na administração de medicamentos em 30% dos casos. “Não podemos deixar de notar que existe superlotação nas unidades de saúde, onde pacientes permanecem por períodos superiores aos recomendados por lei, em leitos improvisados e macas nos corredores”, destaca.

No projeto, o deputado afirma que o custo será baixo as unidades e que o uso destas pulseiras tem se mostrado eficiente em várias unidades hospitalares do país, entre elas o Hospital 9 de Julho, em São Paulo, e Hospital São Bernardo em Colatina. Caso o projeto seja aprovado, a lei entra em vigor em 90 dias.

SIGA-NOS NO Google News