Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio está fora do páreo da sucessão na capital

Graciliano Junior/Campo Grande News - 02 de outubro de 2007 - 13:46

O senador Delcídio do Amaral (PT) anunciou nesta terça-feira que não irá transferir o título eleitoral de Corumbá para Campo Grande e que, portanto, não será candidato à sucessão do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), como antecipou ontem o Campo Grande News.

A decisão estava tomada desde o final de semana, mas o anúncio foi protelado até hoje, um dia após a reunião que o senador teve com os principais caciques políticos de seu partido. Com Delcídio fora do páreo em 2008, o PT volta à estaca zero na busca por um candidato a prefeito.

Delcídio desfilou um rosário de justificativas para cair fora da disputa: desde uma pesquisa interna que apontou que a candidatura na capital o desgastaria em Corumbá (sua terra natal, onde obteve 83% dos votos para o governo em 2006) até a pressão do Planalto por manter todos os senadores do PT por conta da crise do Senado.

As razões políticas que parecem mais fortes, no entanto, estão relacionadas ao forte clima de desconfiança recíproca que ainda paira em sua relação com o ex-governador Zeca do PT.

“Não dá para dizer que eu não confio no São Paulo Futebol Clube, você pode não confiar no [meia] Jorge Vagner, mas nunca no clube”, comparou, ao ser perguntado se ele tem confiança que o PT entraria com todo o peso político em uma candidatura sua.

Delcídio admitiu que os problemas internos ainda atrapalham a unidade do partido. “O PED (eleição interna do PT) de 2005 deixou seqüelas até agora intransponíveis, não conseguimos eliminar ainda as seqüelas e eu sei o que é fazer campanha com o partido dividido”, disse o senador, comparando com a campanha do ano passado quando disputou e perdeu o governo do Estado.

E estocou Zeca do PT, ao considerar um cenário no qual o ex-governador dispute a prefeitura de Campo Grande: “Eu entraria de cabeça [na campanha] até porque sou uma pessoa partidária e leal”.

O senador também aproveitou a entrevista coletiva para aplicar uma vacina contra possíveis críticas futuras por não ter aceitado disputar a prefeitura: “Meu compromisso com o partido era ser candidato a governador”.


SIGA-NOS NO Google News