Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio Amaral tentará obter nos EUA quebra de sigilo

Marcos Chagas/ABr - 30 de outubro de 2005 - 03:33

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), viajará na próxima terça-feira (1º/11) para os Estados Unidos. Ele vai tentar, pessoalmente, obter os documentos relativos à quebra do sigilo da conta Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça, e das contas que a abasteceram. A quebra do sigilo foi feita pela Procuradoria de Nova York.

Viajarão com Delcídio Amaral o sub-relator de Finanças da CPMI, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e um representante do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça. Eles serão recebidos na quarta-feira (2/11) pela diretora da Divisão Criminal do Departamento de Justiça Americano, Mary Ellen Walrow. E no dia seguinte, pelo procurador-chefe de Nova York, Robert Morguental.

A resistência da procuradoria americana em repassar os dados à CPMI dos Correios se deve ao fato de outros documentos terem sido transferidos para a CPMI da Banestado, sob segredo de Justiça. Mas mesmo assim eles vazaram para a imprensa, o que gerou problemas para a procuradoria.

Delcídio Amaral disse que a comissão vai adotar "medidas absolutamente rigorosas" a fim de evitar a divulgação de informações da conta Dusseldorf, caso a procuradoria aceite a transferência dos dados obtidos a partir da quebra de sigilos bancários.

Mesmo com o feriado do Dia de Finados (2/11), a CPMI dos Correios agendou para as 14 horas de terça-feira o depoimento da ex-presidente da Brasil Telecom, Carla Cicco. Ela estava à frente da empresa quando o controle acionário foi alvo de disputa entre o presidente do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, os fundos de pensão e o Citigroup.

SIGA-NOS NO Google News