Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu - Força

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 03 de agosto de 2020 - 11:00

Danilo Balu - Força

SEMPRE que vc tiver alguma dúvida da importância da força em se correr bem, repare nesta foto da venezuelana Yulimar Rojas, que bateu o recorde mundial (fevereiro/2020) indoor do salto triplo, metendo 15,43m em Madri.

Acho que é BEM claro até intuitivamente pra todo mundo que quanto mais colocamos força fazendo em um gesto, MENOR é nossa acurácia, precisão, controle deste mesmo gesto motor. A meta da triplista é ir o mais longe possível, mas empurrando seu corpo na reta que é permitido pela regra ela faz muita força e se desloca um pouco lateralmente involuntariamente (lembre-se que ela quer ir para frente, não pros lados!) e ela faz isso mesmo SABENDO que pode lhe custar alguns centímetros. Mas ao “empurrar” perde um pouco da precisão, mas ganha velocidade! E ela só consegue isso fazendo força! Dia desses alguém escreveu “ah, mas os africanos não parecem fortes”… 2 pontos aqui!

No esporte a força funcional leva em conta o tanto de peso que carregamos (o corporal). Quantitativamente os africanos realmente não são fortes, pesam menos de 60kg… Eles precisam fazer quantitativamente bem menos força que um amador de 88kg, por exemplo. A força é assim proporcional!

Dia desses postei na turma dos meus workshops o treino de força de um dos maratonistas mais conhecidos da atualidade… 4 a 5 séries de 5 agachamentos totais com 80kg, algo como 1,3x seu peso corporal… voltando ao corredor de 88kg: você acha que ele consegue fazer com 115kg? Aliás, VOCÊ consegue??

Por fim, o segundo ponto… não confundir força com tamanho… Rojas é longilínea, assim como os saltadores em altura… e eles são ambos EXTREMAMENTE fortes. Duvida? Vá um dia acompanhar um treino desses atletas. Hipertrofia é UMA coisa (estética porque privilegia o volume sobre a força), já FORÇA é funcional! É outra coisa MUITO diferente!

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News