Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/04/2004 11:05

D. O. publica MP que institui a conta-investimento

Daniel Lima e Edla Lula/ABr

O Diário Oficial da União de hoje publica a Medida Provisória 179, que institui a conta-investimento. Anunciada ontem, esta conta permite a movimentação de recursos entre diversas aplicações, a partir de 1º de agosto, sem o recolhimento da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o imposto do cheque.

Com o novo sistema, o investidor só pagará a CPMF quando os recursos transitarem pela conta-corrente, mas ficará isento durante a permanência desses recursos. O tributo sempre foi um obstáculo na hora da troca de aplicação, devido à cobrança de 0,38% sobre o dinheiro transferido, todas as vezes que os valores passam pela conta corrente.

Esse entrave beneficia os administradores dos fundos de investimentos, que cobram taxas significativas para gerir o negócio: sem alternativa, os poupadores mantêm o dinheiro nas atuais aplicações, a fim de evitar o pagamento da CPMF a cada mudança de posição.

Quem tem caderneta de poupança, porém, só poderá aderir ao novo sistema se abrir antes uma conta-corrente. Os aplicadores que já estão com recursos em fundos de investimentos terão isenção total da CPMF se deixarem os recursos onde estão até agosto de 2006.

O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, disse ontem que a criação da conta-investimento dará flexibilidade aos investidores, ao lembrar que para os que têm grandes quantias aplicadas os bancos já oferecem o Fundo Exclusivo, que os dispensa do pagamento da CPMF.

A estimativa de perda na arrecadação deste tributo é de R$ 70 milhões por ano. Mas, segundo o secretário adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, o maior fluxo nos investimentos compensará essa perda. “Haverá compensação também na qualidade do investimento e isto implica aumento de rentabilidade e, conseqüentemente, de arrecadação tributária”, comentou Pinheiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)