Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/02/2012 10:24

Curso de preparação para adoção recomeça em março

TJMS

No dia 3 de março, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande (VIJI) recomeça as atividades do Curso de Preparação à Adoção (CPA) com uma novidade: em vez de realizá-lo a cada dois meses, em duas oportunidades diferentes, os profissionais do Núcleo Psicossocial da VIJI se reúnem com os interessados em se habilitar para a adoção em apenas uma tarde, no sábado.

Antes, os interessados se reuniam com os profissionais em duas manhãs, das 8 às 10 horas. A experiência está sendo aguardada com expectativa pelos profissionais que já trabalham com o tema em aula expositiva, dinâmica de grupo e distribuição de materiais pedagógicos. O encontro será realizado das 14 às 17h30, no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum da Capital.

O curso de preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer a adoção e aberto à comunidade. A participação nos encontros é requisito obrigatório para o projeto de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas nesse projeto e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos.

Neste novo modelo, considerado projeto-piloto, a juíza Katy Braun do Prado, titular da VIJI, será responsável pela explanação da parte jurídica; uma médica pediatra será convidada para falar sobre as característica de saúde das crianças disponíveis e as assistentes sociais e psicólogas do Núcleo responderão por temas como o instituto da adoção e seu procedimento; entidades, instituições e profissionais que atuam no sistema de proteção à criança e ao adolescente.

Os participantes conhecerão também o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que será mostrado em telão, com uma simulação, para que seja possível o entendimento de como funciona a ferramenta criada para auxiliar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção.

Lançado em 29 de abril de 2008 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o cadastro visa agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas e possibilita a implantação de políticas públicas na área. Pelo CNA é possível saber, por exemplo, o número de pessoas interessadas em adotar - que em 2011 chegou a ser quase seis vezes maior do que a quantidade de crianças e adolescentes disponíveis para adoção.

Depois do curso, os pretendentes habilitados terão oportunidade de conhecer algumas crianças que vivem nos abrigos de Campo Grande, estabelecendo um contato mais próximo. Em 2011, os profissionais do Núcleo Psicossocial da VIJI realizaram uma tarde de atividades com crianças dos abrigos e permitiram contato com pessoas habilitadas. A experiência resultou em adoção de uma criança de nove anos.

De acordo com Carmen Regina Samugin Lima, coordenadora do Núcleo Psicossocial da VIJI, a alteração do formato do curso é sugestão da juíza que, junto com os profissionais da equipe, avaliará a experiência antes de estabelecer o calendário do CPA para 2012.

Autoria do Texto:Assessoria de Imprensa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)