Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curso de preparação para adoção recomeça em março

TJMS - 14 de fevereiro de 2012 - 10:24

No dia 3 de março, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande (VIJI) recomeça as atividades do Curso de Preparação à Adoção (CPA) com uma novidade: em vez de realizá-lo a cada dois meses, em duas oportunidades diferentes, os profissionais do Núcleo Psicossocial da VIJI se reúnem com os interessados em se habilitar para a adoção em apenas uma tarde, no sábado.

Antes, os interessados se reuniam com os profissionais em duas manhãs, das 8 às 10 horas. A experiência está sendo aguardada com expectativa pelos profissionais que já trabalham com o tema em aula expositiva, dinâmica de grupo e distribuição de materiais pedagógicos. O encontro será realizado das 14 às 17h30, no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum da Capital.

O curso de preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer a adoção e aberto à comunidade. A participação nos encontros é requisito obrigatório para o projeto de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas nesse projeto e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos.

Neste novo modelo, considerado projeto-piloto, a juíza Katy Braun do Prado, titular da VIJI, será responsável pela explanação da parte jurídica; uma médica pediatra será convidada para falar sobre as característica de saúde das crianças disponíveis e as assistentes sociais e psicólogas do Núcleo responderão por temas como o instituto da adoção e seu procedimento; entidades, instituições e profissionais que atuam no sistema de proteção à criança e ao adolescente.

Os participantes conhecerão também o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que será mostrado em telão, com uma simulação, para que seja possível o entendimento de como funciona a ferramenta criada para auxiliar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção.

Lançado em 29 de abril de 2008 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o cadastro visa agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas e possibilita a implantação de políticas públicas na área. Pelo CNA é possível saber, por exemplo, o número de pessoas interessadas em adotar - que em 2011 chegou a ser quase seis vezes maior do que a quantidade de crianças e adolescentes disponíveis para adoção.

Depois do curso, os pretendentes habilitados terão oportunidade de conhecer algumas crianças que vivem nos abrigos de Campo Grande, estabelecendo um contato mais próximo. Em 2011, os profissionais do Núcleo Psicossocial da VIJI realizaram uma tarde de atividades com crianças dos abrigos e permitiram contato com pessoas habilitadas. A experiência resultou em adoção de uma criança de nove anos.

De acordo com Carmen Regina Samugin Lima, coordenadora do Núcleo Psicossocial da VIJI, a alteração do formato do curso é sugestão da juíza que, junto com os profissionais da equipe, avaliará a experiência antes de estabelecer o calendário do CPA para 2012.

Autoria do Texto:Assessoria de Imprensa

SIGA-NOS NO Google News