Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/12/2005 06:57

Cultivo consorciado e monocultivo: qual o melhor?

Agência Notisa

Pesquisa mostra que cultivos consorciados de alface americana e de rabanete permitem um melhor aproveitamento dos fatores de produção, com aumento na produção por unidade de área.



O monocultivo na olericultura é caracterizado pela utilização intensa do solo, da água e de insumos, além de exigir elevados investimentos. Dentre as práticas culturais ou técnicas que podem contribuir para a realização da agricultura sustentável na olericultura, tem-se o cultivo consorciado de hortaliças. Entre as vantagens deste sistema de cultivo, tem-se a maior diversidade biológica, maior cobertura do solo e, consequentemente, melhor controle sobre a erosão eólica, laminar e sobre as plantas daninhas, maior eficiência de uso da terra e maior aproveitamento de recursos renováveis, não renováveis e de insumos. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo em um estudo que avaliou a viabilidade econômica de cultivos consorciados de alface americana e de rabanete em relação aos seus monocultivos.

No estudo, foram utilizados os resultados de produções obtidos em um experimento conduzido em uma área experimental da UNESP em Jaboticabal. De acordo com artigo publicado na edição de julho/setembro de 2005 da revista Horticultura Brasileira, “a análise econômica pode ratificar ou não o sucesso do cultivo consorciado constatado no índice de eficiência da terra, auxiliando os agricultores na tomada de decisão, sobretudo no que se refere ao que plantar e como plantar”.

Os pesquisadores constataram no estudo que na estimativa do custo operacional total do cultivo consorciado de alface e rabanete, houve um aumento de aproximadamente 54,1% e 48% em relação ao valor gasto com mão-de-obra nos monocultivos de alface e rabanete, respectivamente. Segundo eles, “a maior quantidade de mão-de-obra observada no cultivo consorciado deve ser atribuída às operações realizadas para as duas culturas, tais como transplantio da alface e semeadura do rabanete, adubação de cobertura, colheita e pós-colheita”.

Entretanto, houve uma considerável economia no cultivo consorciado relativa às operações envolvidas na limpeza do terreno até o encanteiramento, adubação de plantio, irrigação, aplicação de defensivos e capina manual. Sendo assim, a equipe explica que “apesar de o custo operacional total do cultivo consorciado ter sido maior do que os custos dos monocultivos da alface e do rabanete, o aumento significativo conseguido na quantidade de produto por área no consórcio refletiu positivamente sobre a receita bruta, resultando em maior receita líquida, demonstrando ser vantajosa a associação das culturas da alface e rabanete para a época estudada”.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)