Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Culinária: o que é drip cake?

Nova Safra - 19 de janeiro de 2020 - 13:00

O que é drip cake? Assim como o naked cake, essa tendência da confeitaria chegou com tudo no Brasil e já faz muito sucesso há algum tempo em outros países. Sabe aquele efeito de calda escorrendo do topo para a lateral? É a proposta de decoração do “bolo com gotas”. No entanto, ele exige uma técnica específica para que dê tudo certo.

Uma das características do bolo é sua altura maior que o normal — a partir de 2 andares. A base deve ser lisa e pode ser feita de glacê, buttercream ou alguma de sua preferência. Para fazer as gotinhas coloridas, utiliza-se ganache de chocolate branco, ao leite ou meio amargo e corantes comestíveis. No topo, frutas e doces fazem parte da decoração.

Quer saber mais? Neste post, você vai conhecer a origem do drip cake e saber as melhores dicas de como fazê-lo, além de ideias para arrasar na sua confeitaria. Confira!

Drip cake e sua origem
Agora que você sabe o que é drip cake, chegou a hora de entender como ele surgiu. O mérito desse bolo colorido e divertido, conquistador de muitos adeptos e de sucesso nas festas, é a confeiteira australiana Katherine Sabbath. Ela atuava como professora quando decidiu se dedicar à verdadeira paixão dela: os doces.

Desde então, Katherine ganhou muitos seguidores no Instagram e vem sendo inspiração para outras pessoas ao redor do mundo. Em sua rede social fica fácil entender como os modelos, as cores e os formatos refletem a essência do bolo com gotas. A imaginação é peça fundamental no preparo, enquanto o visual promete atrair muitos olhares.

Principais dicas sobre como fazer um drip cake
Para fazer um drip cake perfeito, faça um bolo alto com sabor de sua preferência, coloque o recheio e monte-o. Depois de pronto, faça a cobertura e, com uma colher ou saco de confeiteiro, despeje o ganache nas bordas. Após isso, cubra o restante do topo. A decoração fica a cargo e estilo de cada pessoa.

A técnica, por mais que seja simples, precisa ser feita com atenção para alcançar a aparência desejada e fazê-la durar várias horas durante a festa. Ninguém vai querer que ela desmanche ou, literalmente, derreta. Por isso, é ideal seguir algumas dicas para criar um bom acabamento e agradar aos clientes. Veja quais são.

Opte por uma massa que sustente bem o peso das camadas
Um bolo perfeito pede uma boa base para sustentar a cobertura de ganache e o peso dos enfeites. O buttercream é o que funciona melhor, contudo, temos uma dica: o bolo resfriado ajuda a controlar os pingos e evitar o deslizamento até o final dele. Além disso, fica mais fácil montar o acabamento.

Use corantes em gel
O segredo para colorir o ganache branco é usar corantes em gel, pois os corantes em líquido alteram a consistência e podem deixar a cobertura muito mole — não indicado, já que, para fazer o efeito quase pingando, é necessário ser uma calda mais durinha. Sendo assim, a dica é deixá-la descansar por cerca de 10 minutos para engrossar.

Não coloque todos os enfeites do bolo em cima dele
Para criar um visual harmônico e sem exageros, distribua os enfeites por cima do bolo, do lado e em sua base. A decoração pode ser feita com frutas secas ou frescas, como o morango, flores, macarons, suspiros, confeitos de chocolate e outros tipos de doces. O visual proporciona um clima divertido, principalmente em festas de aniversário e casamentos.

Inspiração para as ideias de dripcake
A receita de sucesso na hora de preparar o bolo com gotas é soltar a imaginação, ficar de olho nas tendências e pensar como as crianças: as campeãs na criatividade. Teste sabores, formatos, cores e modelos que chamem a atenção do público e explore as possibilidades. Entre os mais pedidos, estão: chocolate, arco-íris, pipoca caramelizada e unicórnio.

Viu como é simples? Agora que você já sabe o que é drip cake e como fazê-lo, ponha as mãos na massa e comece a colocar suas ideias em prática. Lembre-se de usar a criatividade e considerar a opinião dos clientes. Assim, conseguirá uma boa base de opções e conquistará o público — aumentando as vendas na sua confeitaria.

SIGA-NOS NO Google News