Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/02/2009 10:42

Crise: Produtores paranenses reduzem produção de frango

Lúcia Nórcio, ABr

Curitiba - Desde novembro do ano passado, a avicultura de corte foi reduzida em 20% e o plantel dos próximos três meses deve ficar em torno de 400 milhões de matrizes. No Paraná, principal produtor e exportador do Brasil, responsável por 27% da produção nacional, o abate de frango deve chegar a 95 milhões de cabeças/mês.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, houve queda nas vendas para o exterior. Em dezembro do ano passado, as exportações brasileiras de carne de frango somaram 267 mil toneladas, uma queda de 11% em relação ao mesmo mês de 2007.


A receita cambial no mês totalizou US$ 427 milhões, uma queda de 18% na comparação com dezembro de 2007. Segundo o sindicalista, o resultado levou a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), a recomendar uma redução na produção destinada à exportação, para evitar um excesso de oferta.

Deve-se deixar claro – explicou – que se trata de uma crise de liquidez tanto por parte dos produtores brasileiros como dos mercados compradores. Não é uma crise de demanda de alimentos. “ A expectativa é que o ano de 2009 seja menos expressivo, mas com crescimento, que deve ficar em torno de 5% nos volumes embarcados. No ano passado foi registrado um crescimento de 11% na comparação com 2007”, afirmou.

O Brasil, além de maior exportador, é o país que mais consome frango, numa média de 40 quilos por pessoa/ano. Segundo o presidente do Sindiavipar, a redução na produção não trouxe conseqüências para o setor como aumento no preço, pois os custos de produção estão equilibrados e nem houve, até agora, necessidade de promover demissões. “Este setor reage com muita rapidez, se o mercado voltar a aquecer, precisamos no máximo de seis semanas para recuperar a produção”, prevê o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)