Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/10/2007 09:33

Crianças:pesquisa constata altas taxas de dislipidemias

Agência Notisa

Pesquisa constata altas taxas de obesidade e de dislipidemias em crianças



Resultados mostram que 10,7% delas apresentaram sobrepeso e 68,4% níveis alterados no lipidograma, sendo 18,6% com LDL-colesterol alto. O álcool e o fumo foram os principais fatores familiares de risco para doenças cardiovasculares.



A obesidade e as dislipidemias são os principais fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, que podem se iniciar precocemente. É cada vez maior o número de crianças que apresentam obesidade, e este quadro está diretamente relacionado às mudanças no modo de viver, particularmente ao sedentarismo e ao maior consumo de gorduras e açúcares. As alterações do perfil lipídico, com início na mesma faixa etária, ocorrem silenciosamente, sendo a lesão aterosclerótica somente diagnosticada na idade adulta. Nesse sentido, Sueli Gama e equipe da Fundação Oswaldo Cruz resolveram avaliar a prevalência de dislipidemias em crianças em idade escolar.



Foram avaliadas 356 crianças atendidas no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Fiocruz, entre fevereiro e julho de 2004. De acordo com artigo publicado na edição de setembro de 2007 dos Cadernos de Saúde Pública, "no trabalho, foram estimados os indicadores do perfil lipídico, estado nutricional, pressão arterial e atividade física em escolares atendidos em unidade básica de saúde localizada em área de baixa renda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, foram analisados os padrões de consumo alimentar, para melhor compreender os hábitos alimentares da população de crianças de regiões empobrecidas".



Os resultados mostram que 10,7% das crianças apresentaram sobrepeso e 68,4% níveis alterados no lipidograma, sendo 18,6% com LDL-colesterol alto. Entre os comportamentos familiares de risco para doenças cardiovasculares sobressaíram o consumo de álcool e o fumo, com metade das famílias apresentando pelo menos um destes comportamentos. Além disso, a equipe verificou que o sedentarismo observado nas crianças indica a recomendação de prática regular de atividade física a partir de seis anos.



Segundo os pesquisadores, a alta prevalência dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares desde a infância e a evidência de alimentação infantil inadequada indicam a necessidade de desenvolver uma estratégia preventiva, procurando atingir toda a família, de forma a alterar os padrões de ingestão de alimentos das populações de baixa renda em direção a comportamentos mais saudáveis. "Os perfis de consumo alimentar identificados podem contribuir para desenhar estratégias de abordagem desta questão, resgatando aspectos saudáveis da nutrição na população de baixa renda, contrapondo à penetração da indústria alimentícia", afirmam no artigo.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)