Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/03/2004 14:33

Crescimento da Aids entre mulheres preocupa autoridades

Irene Lôbo / ABr

Uma pesquisa realizada pelo Programa Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde revelou que a velocidade de crescimento da infecção entre as mulheres já é nove vezes maior do que entre os homens. Para cada 1,8 homem infectado há uma mulher com o HIV.

A constatação preocupa os técnicos do programa, que atribuem com causa principal do problema as dificuldades encontradas na hora da prevenção. De acordo com a pesquisa, enquanto 75,1% dos homens relataram o uso consistente do preservativo nas mulheres essa taxa caiu para 17,9%. O número de óbitos entre o sexo feminino também está caindo numa proporção 2,4 vezes menor do que entre os homens.

O motivo seria a demora em fazer o teste para detectar o HIV. Em 2002, por exemplo, 35% das mulheres que morreram por causa da Aids tiveram menos de 12 meses de vida entre o diagnóstico e o óbito. As regiões Sul, Norte e Nordeste são as que mais registram o aumento da taxa de mortalidade.

No Brasil, cerca de 80 mil mulheres brasileiras são HIV positivo, número que corresponde a quase 30% do total de casos registrados desde a década de 80. O Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito a 138 mil portadores do vírus, 35% do sexo feminino.

O governo também repassa anualmente R$ 3 milhões para que estados e municípios desenvolvam ações específicas para o controle da doença em mulheres, desde a prevenção até o controle da transmissão vertical (de mãe para filho). Também está prevista para este ano a distribuição de 127 milhões de preservativos, um incremento de 143% em relação ao ano passado. Destes, 4 milhões serão de preservativos femininos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)