Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corpo de 2º brasileiro é identificado entre mortos

Agência Brasil - 16 de setembro de 2010 - 09:12

O brasileiro Hermínio Cardoso dos Santos, de 24 anos, foi identificado entre as vítimas assassinadas há quase um mês no México, quando tentavam cruzar a fronteira mexicana para os Estados Unidos. As informações são da BBC Brasil.

O passaporte do mineiro havia sido encontrado pelas autoridades mexicanas no local da chacina, onde também foi encontrado o corpo de Juliard Aires Fernandes, de 20 anos. Os peritos, no entanto, levaram dias para comparar a impressão digital de Santos com as informações disponíveis nos documentos do rapaz.

A representação brasileira no México terá de esperar até a próxima segunda-feira (20) – quando termina o feriado prolongado pelas comemorações do Bicentenário da Independência do país – para proceder com o traslado dos dois corpos.

A cônsul adjunta do Brasil no México, Maria Aparecida Weiss, informou que não há outros brasileiros identificados entre as vítimas do massacre, um dos maiores na luta contra os cartéis de droga.

O governo mexicano aponta o cartel Los Zetas como o principal suspeito da chacina. Ao todo, 72 imigrantes foram assassinados pelos traficantes por terem se recusado a trabalhar para o grupo. Desde a chacina, a violência na zona fronteiriça entre México e Estados Unidos tem aumentado.

Dias após o assassinatos dos imigrantes, também foram mortos o promotor que liderava a investigação sobre a chacina e o delegado que acompanhava o caso. Em seis meses, cerca de 10 mil pessoas foram sequestradas no México, o equivalente a mais de 1,6 mil vítimas por mês, de acordo com um relatório da Comissão Nacional de Direitos Humanos do México (CNDH).

Edição: Juliana Andrade

SIGA-NOS NO Google News