Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coordenador da Funasa divulga força tarefa no Estado

assessoria - 21 de maio de 2005 - 05:22

Na tarde de anteontem, o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul, Lenildo Dias de Morais, esteve reunido com servidores da instituição para falar das ações estruturantes no Estado, com principal atenção à saúde indígena na região Sul.

Na ocasião, Lenildo apontou parcerias e tarefas que vem sendo realizadas, principalmente nas aldeias de Dourados e demais aldeias do Sul do Estado. As medidas anunciadas vão desde a regularização de cestas básicas para 600 famílias em risco de desnutrição, distribuição emergencial de água potável através de quatro caminhões pipas, aumento de recursos na compra de alimentos para realização dos sopões, conclusão da elaboração dos projetos técnicos para abastecimento de água das aldeias Jaguapiru, Bororó e Amambai, conclusão das obras das Casas de Apoio a Saúde Indígena de Dourados e Amambai, além de parceria para perfuração de poço tubular profundo na Aldeia Bororó.

O coordenador anunciou ainda o reforço da medicação de todos os pólos do Estado com envio de até 100 itens, contratação de empresa para manutenção da frota de veículos e abertura de licitação para a compra de mais 200 viaturas, limpeza de poços das aldeias de Campinas, Tomazia e Alves de Barros, essa ultima também contemplada com a perfuração de poço tubular profundo. Outra conquista apontada foi a parceria com a Polícia Ambiental de Corumbá para disponibilizaçao de barco à equipe que presta atendimento em saúde na aldeia Uberaba, em Corumbá. Essa ação vai possibilitar a economia de R$ 15 mil por mês.

Para reforçar as ações, foi divulgada a contratação de geólogo e engenheiro civil para ações de saneamento ambiental, além da vinda de advogado da equipe de Brasília para contribuir no trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Estado, auditorias do TCU e CGU.

O novo coordenador também falou sobre sua participação em reuniões com funcionários, corpo técnico da administração, além de lideranças indígenas do Estado. “É importante que todos saibam os encaminhamentos que estamos tomando, que visam a melhoria no atendimento à saúde indígena e consequentemente a reconstrução da imagem da Funasa e que a sociedade possa tomar conhecimento das nossas ações. Aos poucos vamos mostrando nossa união, levando as ações positivas e provando a importância dessa instituição não só para o Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil” afirmou Lenildo.

O coordenador esteve ontem em Dourados para acompanhamento e supervisão das ações e realização de reuniões com a equipe de trabalho. No dia 25 de maio, Lenildo retorna a Dourados para uma nova reunião que deverá contar com a Funai e lideranças indígenas da região.

SIGA-NOS NO Google News