Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumo de energia elétrica cresce 2,6% em julho

15 de setembro de 2006 - 15:08

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 2,6% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

O consumo de energia registrou em junho alta de 1,7% na mesma base de comparação.

No acumulado de janeiro e julho, a EPE identifica uma elevação do consumo de 3,6% sobre igual período de 2005.

O setor industrial, que detém cerca de 45% do mercado nacional de eletricidade, teve a maior recuperação. O aumento no consumo em julho alcançou 2,2%, passando para 3,3% no acumulado janeiro-julho.

Segundo a empresa, o consumo de energia elétrica na indústria não foi melhor porque alguns produtos intermediários voltados para exportação sofreram com a apreciação do real. Já o consumo das indústrias de São Paulo no ano cresceu em torno de 4,5%, acompanhando o crescimento dos bens de consumo no ano (3,7%).

Na classe comercial, cuja demanda vinha sendo sistematicamente superior a dos demais setores, o crescimento foi de apenas 1,7% no mês de julho sobre igual mês do ano anterior. No acumulado do ano, o percentual atinge 3,9 %.

Segundo a EPE, esse desempenho foi influenciado negativamente por fatores pontuais que afetaram o consumo em junho: baixas temperaturas, a ocorrência da Copa do Mundo de futebol e um menor número de dias úteis.

A classe residencial registrou um crescimento de 3,7% no mês de julho, enquanto que nos sete primeiros meses do ano a alta chegou a 3,5%.

Embora as baixas temperaturas tenham influenciado na queda da utilização da energia elétrica pelas residências, o desempenho desta classe de consumo tende a melhorar nos próximos meses, em função das vendas de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.


Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News