Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho de Ética confirma absolvição de Paulo Pereira

Agência Câmara - 10 de dezembro de 2008 - 15:09

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou há pouco, por 7 votos a 3, o parecer do deputado José Carlos Araújo (PR-BA) que absolve o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força.

Na semana passada o conselho havia rejeitado o parecer do deputado Paulo Piau, que propunha a cassação de Paulinho, por 10 votos a 4. Na ocasião, José Carlos Araújo foi escolhido para elaborar um parecer conforme o entendimento da maioria dos conselheiros.

Sem provas
Araújo disse que, no processo de cassação por quebra de decoro contra o pedetista, o conselho não obteve provas de envolvimento em um esquema de liberação irregular de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), descoberto pela Polícia Federal durante a Operação Santa Tereza.

"Em nenhuma das conversas gravadas no inquérito há intervenções do representado em favor do suposto esquema",disse Araújo.

Por outro lado, segundo o relator, também não houve quebra de decoro de Paulinho em razão do repasse de R$ 1,199 milhão do BNDES à ONG Meu Guri Centro de Atendimento Biopsicossocial, presidida por Elza de Fátima Costa Pereira, mulher do acusado. Isso porque, acrescenta o parecer, a operação ocorreu antes do início do mandato (2002 e 2003).

Controvérsias
O deputado Ruy Pauletti (PSDB-RS) votou contra o parecer de Araújo. Para ele, Paulinho incorreu, sim, em quebra de decoro. "Houve gente que se beneficiou de influência política de um deputado. Estavam usando o nome do Paulinho para liberação dos recursos", disse.

"Na conta do deputado Paulo não tem nada. Como eu vou condenar um cidadão deste?", rebateu Marcelo Ortiz (PV-SP).

"As gravações, em nenhum momento, pegaram o Paulinho falando: 'Pegaram a gente com a boca na botija'. Só tem indignação", disse Dagoberto (PDT-MS). O deputado afirmou que a única influência política exercida por Paulinho é em favor dos trabalhadores.

A representação contra Paulo Pereira da Silva, apresentada pela Corregedoria da Câmara e pelo Psol, foi arquivada ao fim da reunião, agora há pouco.

SIGA-NOS NO Google News