Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/08/2016 15:01

Conheça as regras do ciclismo mountain bike

EBC

O ciclismo mountain bike é disputado em Jogos Olímpicos desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. Assim como o BMX, o mountain bike surgiu da curiosidade e da ânsia por aventura dos norte-americanos da década de 1970.

A modalidade terá, no Rio de Janeiro, um total de 80 atletas - 50 homens e 30 mulheres. Nos Jogos do Rio 2016, os ciclistas vão encontrar um circuito de terra, com trilhas sinuosas, subidas e descidas e obstáculos como pedras e raízes. Os duelos de mountain bike nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecem nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Mountain Bike, que fica no Parque Radical.

As provas de mountain bike são disputadas no formato cross-country, com múltiplas voltas. O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. Uma prova dura, em média, de uma hora e meia a duas horas, desde a largada até o último ciclista a cruzar a linha de chegada. Como a prova é de longa duração, os ciclistas podem receber garrafas de água ou energético a cada volta, além de pequenos lanches na "zona de alimentação".

A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. O material utilizado, também por conta do impacto, é mais resistente. Mas isso não deixa a bicicleta tão pesada, com cerca de 8kg a 9kg.

Os competidores devem usar um capacete, que é ventilado para manter a temperatura. As roupas são leves e aerodinâmicas, com camisetas de mangas curtas e shorts, e devem facilitar a "respiração" da pele.

Até agora, o mountain bike olímpico teve dez medalhas de ouro distribuídas. No Rio, mais duas estarão em disputa. Desde Atlanta 1996 a Londres 2012, apenas dois atletas conseguiram conquistar a medalha de ouro duas vezes. Com isso, a modalidade tem oito campeões diferentes. Os únicos a conseguir repetir o título foram a italiana Paola Pezzo, medalha de ouro em Atlanta e Sidney 2000, e o francês Julien Absalon, campeão no masculino em Atenas 2004 e Pequim 2008.

As competições internacionais oficiais são regidas pela União Ciclística Internacional (UCI). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)