Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça as regras do ciclismo mountain bike

EBC - 06 de agosto de 2016 - 15:01

O ciclismo mountain bike é disputado em Jogos Olímpicos desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. Assim como o BMX, o mountain bike surgiu da curiosidade e da ânsia por aventura dos norte-americanos da década de 1970.

A modalidade terá, no Rio de Janeiro, um total de 80 atletas - 50 homens e 30 mulheres. Nos Jogos do Rio 2016, os ciclistas vão encontrar um circuito de terra, com trilhas sinuosas, subidas e descidas e obstáculos como pedras e raízes. Os duelos de mountain bike nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecem nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Mountain Bike, que fica no Parque Radical.

As provas de mountain bike são disputadas no formato cross-country, com múltiplas voltas. O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. Uma prova dura, em média, de uma hora e meia a duas horas, desde a largada até o último ciclista a cruzar a linha de chegada. Como a prova é de longa duração, os ciclistas podem receber garrafas de água ou energético a cada volta, além de pequenos lanches na "zona de alimentação".

A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. O material utilizado, também por conta do impacto, é mais resistente. Mas isso não deixa a bicicleta tão pesada, com cerca de 8kg a 9kg.

Os competidores devem usar um capacete, que é ventilado para manter a temperatura. As roupas são leves e aerodinâmicas, com camisetas de mangas curtas e shorts, e devem facilitar a "respiração" da pele.

Até agora, o mountain bike olímpico teve dez medalhas de ouro distribuídas. No Rio, mais duas estarão em disputa. Desde Atlanta 1996 a Londres 2012, apenas dois atletas conseguiram conquistar a medalha de ouro duas vezes. Com isso, a modalidade tem oito campeões diferentes. Os únicos a conseguir repetir o título foram a italiana Paola Pezzo, medalha de ouro em Atlanta e Sidney 2000, e o francês Julien Absalon, campeão no masculino em Atenas 2004 e Pequim 2008.

As competições internacionais oficiais são regidas pela União Ciclística Internacional (UCI). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

SIGA-NOS NO Google News