Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/09/2015 07:30

Conheça 25 curiosidades sobre a cerveja

Redação

A mais antiga receita do mundo é de uma cerveja. Foi descoberta na Mesopotâmia, gravada numa placa de argila.

O Código de Hamurabi, rei da antiga Babilônia, continha leis sobre a fabricação e a comercialização da cerveja, além de deveres e direitos dos frequentadores das tabernas.

As mulheres do antigo Egito usavam a espuma da cerveja para hidratar e cuidar da pele.

O faraó egípcio Ramsés III era uma espécie de “faraó-cervejeiro”. Conta-se que, em uma ocasião, ele doou mais de 400 mil ânforas de cerveja ao templo do deus Amon.

A cerveja surgiu no Brasil em 1 808 com a chegada da família real portuguesa.

A cerveja é a terceira bebida mais consumida do mundo, atrás da água e do chá. É a bebida alcoólica mais consumida.

O chamado “colarinho” ou “gravata” – a espuma – tem uma função importante: reter o aroma e evitar a libertação do gás carbônico.

Para formar a espuma, o copo deve estar totalmente seco e praticamente sem resíduos de sabão. Detalhe: os melhores são os de cristal.

A cerveja deve ser guardada em pé, ao contrário do vinho. Desse modo, o contato com o ar dentro da garrafa torna-se menor, evitando que o oxigênio prejudique a bebida.

O álcool da cerveja resulta da fermentação do produto. Ele, portanto, não é adicionado à bebida durante o processo de fabricação.

O resort austríaco Starkenber Beer Myth, na região do Tirol, possui piscinas com mais de 42 mil litros de… cerveja.

A primeira cerveja em lata da história foi a norte-americana Krueger’s, lançada em 1935. Um detalhe: ela precisa de um abridor de latas para ser aberta.

Um copo de cerveja possui 70 calorias, quase a mesma coisa que um bife.

O lúpulo é uma espécie de planta trepadeira europeia usada como conservante natural da cerveja. Detalhe: ele é bastante utilizado como trepadeira ornamental em jardins.

O lúpulo usado pelas cervejarias brasileiras é totalmente importado. Isso por que não ele não se adaptou ao clima brasileiro.

O malte utilizado na fabricação da cerveja brasileira é também importado de países de climas mais frios como a Alemanha.

Existia no Brasil uma cerveja que levava cânhamo nos ingredientes chamada Maria Joana. Para os apreciadores da tal planta uma má notícia: seu princípio ativo foi retirado da bebida.

Sediada em Belém do Pará, a marca Amazon Beer produz cervejas com frutas típicas da Amazônia como açaí, cumaru, bacuri e cajá.

Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. Os brasileiros estão em 33º lugar.

O maior festival da cerveja do mundo é a Oktoberfest, realizada na cidade alemã de Munique. O maior do Brasil é a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina.

O idealizador do Guiness World Records, conhecido no Brasil como Livro dos Recordes, foi o engenheiro inglês Sir Hughe Beaver, diretor do grupo Arthur Guiness, Son and Company, na década de 1 950. O Arthur Guiness era nessa época fabricante da cerveja irlandesa Guiness.

Já que falamos de cerveja Guiness, você sabia que sua produção mundial teve início em 1 759? Ela tem, portanto, mais de 250 anos de histórias para contar. Outra curiosidade: a Guiness está presente em mais de 150 países.

A Guiness é atualmente uma marca de propriedade da fabricante de bebidas alcoólicas Diageo. Além da Guiness, a Diageo é fabricante da vodka Sminorff e do uísque Johnny Walker.

A maior fabricante de cerveja do mundo é a belga Anheuser-Busch Inbev, proprietária de mais de 200 marcas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão a norte-americana Budweiser, a belga Stella Artois, a argentina Quilmes, a alemã Beck´s, a mexicana Corona e as brasileiras Antarctica e Brahma.

Aliás, a maior fabricante de cerveja do Brasil é o braço local da ABI: a Inbev. Os rótulos produzidos pela Inbev incluem Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia e Polar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)