Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmada a venda da Enersul para o Grupo Rede

Marta Ferreira, Campo Grande News - 18 de junho de 2008 - 21:41

Onze anos após ser privatizada, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) mudou de dono pela segunda vez nesta quarta-feira. Três fatos relevantes já disponíveis no portal da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) confirmam a transferência do controle acionário da distribuidora de energia elétrica para o Grupo Rede, dono, entre outras empresas, da Cemat, que atua no vizinho Mato Grosso.

Conforme os documentos publicados para dar conhecimento ao mercado do negócio, o Grupo Rede e a Energias do Brasil, que controlava a Enersul, fizeram uma permuta de ações. Pelo acordo firmado, o Grupo Rede passa a ser dono da empresa sul-mato-grossense mediante a cessão ao antigo controlador da totalidade das participações societárias da usina hidrelétrica Lajeado, em Tocantins, da qual a Energias do Brasil já detinha parte.

O texto divulgado ao mercado diz qu e negócio permitirá vantagens e fortalecimento de ambos os grupos envolvidos. “A Energias do Brasil tem interesse em consolidar sua posição na Investco, passando a assumir participação societária que lhe assegura a posição de acionista controlador e gestor da Investco, sociedade exploradora do Aproveitamento Hidrelétrico Luís Eduardo Magalhães – Lajeado, em Tocantins. Já o Grupo Rede tem interesse em aumentar sua participação em empreendimentos de distribuição de energia elétrica no País, bem como em obter sinergias ao ser detentor de empresas em áreas regionais contínuas de concessão de distribuição de energia elétrica, o que seria obtido com a efetivação do Negócio, já que a Enersul opera na mesma área geográfica de atuação de outras empresas distribuidoras do Grupo Rede”, diz o fato relevante publicado pela ex-controladora da Enersul.

Os documentos publicados pelo Grupo Rede, pela Energia do Brasil e pela Investco afirmam que a transação foi concretizada hoje. Não citam os valores envolvidos.

O novo dono – O Grupo Rede é um dos maiores do setor elétrico nacional. Fornece por meio de suas concessionárias energia para 30% do território nacional. Atua em São Paulo, Paraná, Pará, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso. Em 1997, o grupo comprou a Cemat.
Em todo País são 505 municípios atendidos, 5,5 mil funcionários e 3,3 milhões de consumidores.

A Enersul abastece 73 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, ou 92% do território de MS. Desde 99 hoje era controlada pelo grupo Energias do Brasil, que também é dono da Escelsa, companhia energética do Espírito Santo, empresa que, dois anos antes, havia adiquirido o controle acionário da empresa de Mato Grosso do Sul, quando ela foi privatizada pelo governo estadual. À época, foi um negócio de R$ 625 milhões.

SIGA-NOS NO Google News