Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/06/2004 07:59

Concurso vai mostrar a História, Cultura e Literatura

Alessandra Bastos/ABr

Para ver, nas salas de aula, a história afro-brasileira ao lado dos colonizadores europeus, um esforço conjunto está sendo feito. O ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, estimula a criação de apoios pedagógicos com o lançamento, na noite de ontem, do I Concurso Nacional para a Produção de Livros e Vídeos sobre História, Cultura e Literatura Afro-Brasileiras. Ao mesmo tempo, o ministério da Educação trabalha para a atualização de antigos professores e a formação de novos.

Já o escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul prepara uma cartilha contando a história dos negros na região. Para o presidente do Iphan, Antônio Arantes, “a expectativa é que tenha um efeito multiplicador”. Na avaliação de Arantes, “são setenta anos de trabalho e apenas recentemente o Instituto começa a ganhar as cores do Brasil”.

As expectativas são as melhores. “Já temos recursos para um próximo edital”, conta o presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro. Neste primeiro concurso, os trabalhos serão direcionados a jovens e adultos. O próximo será para adolescentes e, em 2006, para o público infantil. ”Temos também um projeto que deve ser lançado no dia 22 de agosto para quarenta programas de rádio e CDs”, adianta.

Segundo Ubiratan Castro, há ainda possibilidades do Fundo Nacional da Cultura trabalhar com “grandes linhas de investimento” em projetos sobre afro-descendentes. “Introduzir o negro na educação brasileira é uma revolução no ensino”, comemora o presidente da Palmares.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)