Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/06/2004 07:59

Concurso vai mostrar a História, Cultura e Literatura

Alessandra Bastos/ABr

Para ver, nas salas de aula, a história afro-brasileira ao lado dos colonizadores europeus, um esforço conjunto está sendo feito. O ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, estimula a criação de apoios pedagógicos com o lançamento, na noite de ontem, do I Concurso Nacional para a Produção de Livros e Vídeos sobre História, Cultura e Literatura Afro-Brasileiras. Ao mesmo tempo, o ministério da Educação trabalha para a atualização de antigos professores e a formação de novos.

Já o escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul prepara uma cartilha contando a história dos negros na região. Para o presidente do Iphan, Antônio Arantes, “a expectativa é que tenha um efeito multiplicador”. Na avaliação de Arantes, “são setenta anos de trabalho e apenas recentemente o Instituto começa a ganhar as cores do Brasil”.

As expectativas são as melhores. “Já temos recursos para um próximo edital”, conta o presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro. Neste primeiro concurso, os trabalhos serão direcionados a jovens e adultos. O próximo será para adolescentes e, em 2006, para o público infantil. ”Temos também um projeto que deve ser lançado no dia 22 de agosto para quarenta programas de rádio e CDs”, adianta.

Segundo Ubiratan Castro, há ainda possibilidades do Fundo Nacional da Cultura trabalhar com “grandes linhas de investimento” em projetos sobre afro-descendentes. “Introduzir o negro na educação brasileira é uma revolução no ensino”, comemora o presidente da Palmares.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)