Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como saber se meu filho está com o rotavírus?

BabyCenter Brasil - 28 de junho de 2016 - 09:00

O período de incubação do vírus é de cerca de dois dias e, geralmente, a diarreia aparece de repente e com grande intensidade, acompanhada de febre alta e vômito (em mais da metade dos casos). As fezes costumam ficar bem líquidas e com um cheiro ruim (que lembra coisas podres).

A criança pode ter também dor e náusea. Os sintomas geralmente duram de três a oito dias, e o problema tende a se curar sozinho. É fundamental, no entanto, manter o bebê bem hidratado, para evitar que a diarréia e o vômito provoquem uma desidratação e ele precise ser hospitalizado para tomar soro.

Se ainda estiver amamentando, ofereça o peito com frequência e deixe a criança mamar à vontade. No caso de o bebê já ter sido desmamado, tente oferecer pequenas doses, a cada 10 ou 15 minutos, de água de coco, soro caseiro (feito com um litro de água e uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar) ou soluções especiais para reidratação, vendidas em farmácias.

Caso seu filho esteja muito sem energia, com a boca e os olhos secos, e você perceba que ele está há mais de seis horas sem fazer xixi, é melhor levá-lo ao hospital para tomar soro. Ele vai melhorar rápido e talvez nem precise ficar internado.

O diagnóstico clínico da doença é um pouco complicado, já que seus sintomas não são específicos só desse tipo de virose. A única forma de haver uma confirmação é através de um exame de fezes laboratorial, o que muitas vezes é necessário para descartar outras condições e decidir o melhor tratamento.

SIGA-NOS NO Google News