Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como mobilizar a sociedade para defesa do meio ambiente

Marluce de Castro Vilela - 05 de junho de 2009 - 08:09

De um lado sabemos que somente o povo nas ruas é que fez o movimento das diretas. Mas, por outro lado, sabemos como é difícil hoje mobilizar pessoas por qualquer causa.
Defender o meio ambiente significa defender o nosso futuro, o futuro dos jovens.
Na ECO/92 foram aprovados acordos significativos, como o fortalecimento do papel das Organizações Não Governamentais e a realização de parcerias para o desenvolvimento sustentável.
Mas tudo demora muito quando esperamos que só o governo resolva. A lei dispõe sobre o serviço voluntário saiu em fevereiro de 1998. A nova lei das ONGs saiu em março de 1999.
E a sua regulamentação é de junho de 1999. A lei que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental também é de abril de 1999.
E quantos conhecem a Lei? E quantos cumprem a Lei?
Precisamos estar vigilantes. O momento exige participação da sociedade em todas as esferas. O momento exige parcerias com o poder público e com as empresas.
Como mobilizar?
Não temos receitas. Ninguém tem.
Aos políticos podemos dizer:
Institua o maior número possível de conselhos comunitários, de saúde, de educação, de alimentação escolar, de segurança, da criança, do jovem, da terceira idade. E ouça o povo por meio dos conselhos. Permita a participação, governe com a comunidade.
De treinamento aos participantes dos conselhos para o exercício da cidadania.
Promova campanhas, valorize as iniciativas da comunidade, permita que todos sejam úteis.
Institua prêmios para bons projetos.
Tenha objetivos claros que reflitam as necessidades da comunidade, use a sua força política para apoiar projetos da comunidade.
Façam leis necessárias a todos e não apenas para um restrito grupo de interesses.
Faça uma administração transparente, preste contas, mostre que está interessado no crescimento da sociedade.
Faça um plano de governo em conjunto com a sociedade.
Para a comunidade podemos dizer:
Participe de tudo: do conselho de escola, da associação de pais e mestres, dos conselhos comunitários, do seu sindicato das associações beneficentes, da sua igreja, participe até do seu condomínio.
Organize festas, comemore todos os fatos, invente uma coisa para todos participarem, use a criatividade.
Seja voluntário numa associação. Isso pode representar um futuro emprego ou, no mínimo, experiência profissional tão exigida no mundo do trabalho. Isso pode significar que você vai poder mostrar o que sabe fazer. Pode ser que alguém o descubra.
Para as ONGs podemos dizer:
Reúna a sua equipe, o seu time, faça o seu projeto.
- Valorize uma equipe multidisciplinar, encontre pessoas com habilidade para mobilização.
- Monte um setor de voluntários e ajude a profissionalizar os nossos jovens.
- Profissionalize a sua Instituição, tenha bons gerentes de projetos, faça captação de recursos, remunere os participantes.
- Busque parcerias. Um bom projeto é aquele que envolve o poder público, a iniciativa privada e a sociedade.
- Faça projetos de sucesso, que tenham público e lembre-se que o se primeiro parceiro é o público do seu projeto.
A todos podemos dizer:
- Tenham projetos, façam projetos, divulguem seus projetos, vendam seus projetos, participe com o que você sabe fazer. Isso pode significar lucro, emprego e bons parceiros na construção da sociedade.
- Esperamos ter criado em todos a esperança de que é possível mobilizar a comunidade para projetos que elas escolham e dos quais ela participa.
- Cuidem da educação das nossas escolas. Fiscalizem a aplicação dos recursos da educação, façam uma escola de qualidade, valorizem os professores. Na educação estão todas as nossas esperanças de formar um cidadão e a sociedade que merecemos.
Encontremos juntos alternativas para os nossos jovens, para a eliminação da violência, para o desemprego, para o meio ambiente, enfim, para a vida numa sociedade democrática e participativa.

Marluce de Castro Vilela, graduada em Ciências, acadêmica do 2º ano do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

SIGA-NOS NO Google News