Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão levará situação de aftosa em MS para a Câmara

Inara Silva/Campo Grande News - 24 de outubro de 2005 - 17:02

Membros da Comissão de Agricultura da Câmara Federal passaram o dia hoje no município Eldorado, a 435 km de Campo Grande, onde há 15 dias foram registrados os primeiros focos de febre aftosa no Estado. Segundo o superintendente da Superintendência Federal de Agricultura, José Antônio Felício, que participou da reunião com os deputados federais tomaram conhecimento da situação no município e receberam as reclamações dos produtores rurais. Foram apresentados a situação do desemprego e o problema da produção que não pode sair dos municípios interditados.
O encontro, realizado no escritório da Agência de Defesa Sanitária, teve a presença de Ronaldo Caiado (PFL-GO) presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
A aftosa registrada em Mato Grosso do Sul tem causado preocupação nos demais estados brasileiros. Até o momento, 43 países decretaram suspensão de importações de produtos do Brasil em função da doença. Há suspeitas de contaminação de animais também no Paraná, e o Estado de São Paulo já determinou exames em todos os animais trazidos do Paraná, desde 1º de outubro.
O deputado federal Murilo Zauith, presidente regional do PFL/MS e o deputado estadual José Teixeira (PFL), participaram da reuniãojunto com o secretário estadual de Produção Dagoberto Nogueira, o presidente da Iagro João Pará, os deputados federais Waldemir Moka (PMDB), João Grandão (PT) e Dilceu Sperafico (PP/PR) e os deputados estaduais Waldir Neves (PSDB), Pedro Teruel (PT) e Ari Rigo (PDT), além de prefeitos e produtores rurais da região.
Durante a mesa redonda onde foram debatidas as causas do surgimento dos focos de febre aftosa na região, Murilo Zauith voltou a criticar a falta de investimentos dos governos federal e estadual em sanidade animal. Ele lembrou que os produtores rurais são os mais prejudicados com a situação. O deputado estadual Zé Teixeira, também demonstrou preocupação com a situação dos produtores e com os prejuízos com os focos de febre aftosa. Ele também cobrou uma ação mais enérgica por parte das autoridades e a liberação de recursos.

SIGA-NOS NO Google News